O presidente Alan Mansur (Cidadania) anunciou na sessão desta terça-feira (21), na Câmara Municipal de Macaé, a formação de uma comitiva para representar o Legislativo e a cidade na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30. O evento reúne mais de 60 países para discutir soluções para a crise climática e a sustentabilidade global. A edição de 2025 acontecerá no Brasil: de 10 a 21 de novembro, em Belém do Pará.
Os parlamentares Ricardo Salgado (MDB), Leandra Lopes (PT) e Luciano Diniz (Cidadania) foram os nomes indicados para integrar a comitiva junto do presidente. “Participar dos debates também pode trazer boas ideias a serem implementadas em Macaé”, argumentou Alan.
Ricardo mencionou a recente polêmica envolvendo a licença ambiental concedida à Petrobras, para iniciar os estudos de prospecção e exploração de petróleo na Foz do Rio Amazonas – umas das regiões com ecossistema mais sensível do planeta. Ele fez uma analogia com o que ocorreu na cidade desde a descoberta de petróleo na Bacia de Campos. “Vivenciamos em Macaé a busca pelo equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental”.
Para Luciano, por esse motivo a delegação de Macaé tem muito a contribuir. “Sofremos com o crescimento econômico e populacional desordenado. Enfrentamos o desafio da favelização e outros problemas sérios. Mas em 1974 nos faltava expertise. Agora, me honra participar deste novo momento para trazermos avanços mais efetivos”, disse ele comparando com a ECO 92, que aconteceu no Rio de Janeiro, há mais de 30 anos atrás.
Apesar dos avanços obtidos com o desenvolvimento econômico, Leandra adverte que a região do Amapá, na Foz do Rio Amazonas, é terra de povos indígenas. “Todos os impactos ambientais e sociais aos povos originários devem ser considerados com muita responsabilidade. Além disso, a região é berço de uma biodiversidade única que pode sofrer danos irreversíveis com a exploração de petróleo”.
PCCV para os servidores do Legislativo
Na sessão de hoje foi aprovado o Projeto de Lei Complementar do Legislativo (PLCL) 01/2025, que revisa o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos funcionários efetivos da Câmara Municipal de Macaé. O presidente Alan Mansur (Cidadania) concedeu a todos os servidores da Casa a possibilidade de continuar progredindo em suas carreiras, além corrigir algumas antigas distorções.
Alan falou da sua alegria em poder valorizar os trabalhadores do Legislativo. “Era algo que eu queria fazer desde que me tornei presidente, no início desde ano. E não é favor algum, é o nosso dever. Eles merecem”, declarou o presidente.
Luciano Diniz também manifestou orgulho por ter contribuído para este momento. “São pessoas com quem eu convivo há 20 anos e sei da dedicação, da entrega e do comprometimento de cada um”. O parlamentar, que participa da Mesa Diretora pela primeira vez, destacou ainda que o PLCL 01/2025 concretiza um avanço mais efetivo e duradouro para que todos os profissionais continuem servindo com a presteza de sempre.