Atuação profissional, ética e incentivo à cultura na Tribuna Cidadã

Os representantes do Coletivo de Jornalistas de Macaé e Região, Raphael Bózeo e Thatiana Campolina, e da ONG CIEMH2 Núcleo Cultural, Dilma Negreiros, participaram nesta quarta-feira (29) da Tribuna Cidadã. Eles defenderam a formação ética e profissional dos jornalistas para melhor servir a sociedade e um maior incentivo à cultura, sobretudo por parte do município. O evento, realizado na Câmara de Macaé, foi presidido por Marvel Maillet (Rede) e contou com a contribuição dos vereadores Marcel Silvano (PT) e Maxwell Vaz (SD).
A jornalista Thatiana Campolina apresentou o Coletivo, que há um ano vem se reunindo para discutir e propor ações que colaborem com a defesa da exigência do diploma para a atuação profissional e a divulgação de informações de forma correta e isenta. “Também buscamos organizar e valorizar a categoria. Elaboramos uma tabela com valores para trabalhos freelancers, colaboramos para a reformulação do curso de Jornalismo da Faculdade Salesiana e estamos buscando apoio de entidades que reconheçam o importante papel dos jornalistas na sociedade.”
A OAB Macaé foi a primeira organização a manifestar apoio público ao Coletivo de Jornalistas, mas seus integrantes esperam que, em breve, outras sigam o seu exemplo. Para o jornalista Raphael Bózeo, a grande causa do grupo é mostrar que quanto mais preparados forem os jornalistas, maiores serão os benefícios para os cidadãos. “Estamos convictos de que não é qualquer pessoa que pode exercer a profissão, é preciso aprender a técnica e entender a dimensão da responsabilidade que temos”, defendeu.
Já a representante do CIEMH2 relatou a dificuldade de manter o trabalho sociocultural realizado pela instituição sem o incentivo do poder público. “Pela primeira vez tivemos que pedir contribuição dos participantes das oficinas – que sempre foram gratuitas – para manter as despesas de funcionamento da sede”, lamentou.
Dilma Negreiros ainda fez um apelo aos parlamentares presentes para que avaliem com carinho o projeto de lei que chegará ao Legislativo para aperfeiçoar alguma dessas questões. “Precisamos de um fundo municipal de cultura para recebermos verbas estaduais e federais e ainda pensar em uma lei de incentivo à cultura municipal para preservarmos a riqueza cultural macaense.” A ONG não tem fins lucrativos e oferece oficinas culturais e profissionalizantes para jovens em diversas modalidades artísticas.
Participação dos Vereadores
O vereador Marvel Maillet falou do transtorno causado por indivíduos que se escondem atrás de um perfil em uma rede social para difamar ou disseminar informações falsas. “É importante que a gente apoie essa causa porque os prejuízos causados pela divulgação de notícias falsas (fakenews) ou produzidas por pessoas despreparadas são enormes para todos”. Ele também defendeu o esporte e a cultura como meios de promoção da cidadania entre os jovens.
Quanto ao apoio à cultura, Marcel Silvano afirmou que não é prioridade para o atual governo, que, segundo o petista, gasta muito mais com publicidade, por exemplo. Já sobre a má conduta de algumas pessoas que usam o jornalismo apenas em proveito próprio, ele considera um “desserviço à população”. “Há muito dinheiro público sendo despejado em veículos de comunicação para que eles falem o que os governos querem, sem se preocupar com a realidade dos acontecimentos e os anseios da população. Precisamos superar essa herança coronelista.”
Maxwell Vaz também condenou a conduta de alguns “jornalistas” que cobram ou aceitam dinheiro para “plantar” informação, isto é, criar uma notícia sem comprometimento com a verdade ou com o seu impacto na sociedade. “É importante que essas pessoas sejam denunciadas e cobradas por suas ações nas instâncias competentes e que nós, vereadores, tenhamos em nossos gabinetes apenas profissionais habilitados para lidar com essas questões.” Por fim, ele reconheceu a capacidade da cultura de gerar oportunidades para os jovens e destacou a relevância do trabalho realizado com os mais carentes.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.