Inaugurado no dia 30 de junho de 2016, o Museu do Legislativo tem como objetivo resgatar e preservar a história política da cidade. O acervo reúne documentos, imagens, objetos e publicações históricas sobre Macaé. Além de disponibilizar todo esse material ao público, o museu tem o propósito de manter, de forma constante, o trabalho de coleta e catalogação das legislações e registros importantes da história política macaense.

Localizado em um prédio histórico do século XIX no Centro da cidade, o lugar abrigou, por mais de um século, os trabalhos do Legislativo até que, em 2013, a sede da Câmara Municipal de Macaé foi transferida para um novo imóvel no Horto.

A partir dessa data, foi pensada uma nova utilização para o espaço que, antes de se tornar um espaço público, foi residência de algumas autoridades ainda no século XIX .

De 1910 a 1993, o prédio foi sede tanto do Executivo quanto do Legislativo. Findo esse período, o imóvel passou por uma grande reforma que recuperou a sua estrutura e arquitetura original.

Desde agosto de 2019, o Museu passou a fazer parte do Centro Cultural do Legislativo, juntamente com a Biblioteca e a Escola do Legislativo.

Visitação
Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, o Museu do Legislativo pode ser visitado por estudantes, pesquisadores, turistas e outros interessados.

Escolas e outros grupos também podem agendar uma visita guiada pelos telefones: (22) 2772-4268/2772-4885 ou e-mail: museudolegislativo@cmmacae.rj.gov.br

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.