Audiência pública discutirá cheiro de gás em bairros de Macaé

 <span style=" font-size: 14px;font-family: arial;">O requerimento aprovado na terça-feira (9) é do vereador Igor Sardinha que, há mais de um ano, solicita providências do Executivo.</span>

O plenário aprovou nesta terça-feira (9), por unanimidade dos presentes, o requerimento Nº 321/2015, de Igor Sardinha (PT), solicitando audiência pública, em data a ser agendada, para “tratar do forte cheiro de gás e possíveis irregularidades ambientais ocorridas ao longo dos canais nas proximidades dos bairros Novo Botafogo, Aroeira e Malvinas”. O requerimento acrescenta: “O forte mau cheiro está atrapalhando as escolas ao redor e com crianças passando mal. Muitas reuniões já foram feitas e não houve nenhuma melhoria, por isso, a necessidade de se realizar audiência pública”.

 

O vereador afirma que há mais de um ano solicita providências do Executivo mas não tem sido atendido com a celeridade que o problema exige. “Tive, porém, total apoio do vereador Manoel Francisco, presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara”, disse ele, lembrando que o vereador do PR não demorou em realizar visitas às escolas e indústrias do entorno para tentar descobrir a origem do mau cheiro.
 

Maxwell Vaz (SD) afirmou que a Empresa Municipal de Saneamento (Esane) e uma multinacional, responsável por ações ambientais no Canal do Capote, devem ser chamadas a dar explicações sobre o problema. “O Canal do Capote tem recebido uma carga muito superior à usual. A informação oficial é que o esgoto está sendo encaminhado apenas para a Estação do Mutum, mas não está”. Segundo ele, o canal contorna o bairro Novo Botafogo, com excesso de material orgânico que, degradando-se, deve originar o odor. Maxwell mencionou ainda a maré baixa que, com a exposição maior de matéria orgânica ao ar, também origina exalação de gases.

 

Meio Ambiente autuou 40 empresas
 
O vereador do Solidariedade lamentou que não estejam sendo utilizadas estações móveis de tratamento de esgoto para enfrentar o problema. Manoel Francisco disse que devido ao mau cheiro, com frequência, as crianças têm de ser liberadas das aulas. Porém, além do prejuízo ao conteúdo escolar, o problema continua, pois o odor espalha-se por toda parte e continua levando mal-estar à população.

“Fomos a 23 empresas na área, com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e foram autuadas 20 delas”, relata Manoelzinho das Malvinas, acrescentando que, posteriormente, o número de empresas notificadas chegou a 40, e que uma delas, onde houve resistência à fiscalização, “foi lacrada”. Ele solicitou que a audiência pública aguarde o resultado de estudos que estão sendo feitos junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que deve sair em 30 dias. O proponente da audiência, Igor Sardinha, concordou.

Jornalista: Marcello Riella Benites

&nbsp;

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.