Câmara aprova convocação da secretária de Educação

Iza defende que governo invista no setor
Foi aprovada na sessão desta quarta-feira (8), a convocação da secretária municipal de Educação, Eliane Araújo, para prestar esclarecimentos, no plenário da Câmara Macaé, sobre o não cumprimento do índice constitucional de investimentos na educação. O Requerimento 618/2021 foi proposto pela vereadora Iza Vicente (Rede) e recebeu o apoio de diversos parlamentares.
Segundo a autora, o objetivo da proposta é buscar esclarecimentos para toda a sociedade macaense, diante do pedido do governo de autorização para não cumprir o mínimo de 25% do seu orçamento em investimentos na educação, conforme prevê a Constituição. “O município entrou com um pedido de liminar na Justiça para não investir o que determina a lei. Qual o motivo, se há tanta precariedade no atendimento dos 40 mil alunos da rede?” Iza ainda quer saber quais as possibilidades de aplicação desses recursos para cumprir o limite constitucional.
O vereador Edson Chiquini (PSD) reforçou o questionamento: “Por que não investiram o mínimo de 25% na educação, se ainda faltam obras para a retomada plena das aulas presenciais? Por quê, se há colégios que ainda não possuem ar condicionado? Por que não usar este dinheiro para construir novos prédios, se a prefeitura paga aluguel para o funcionamento de pelo menos 18 unidades escolares?”
O líder do governo, vereador Guto Garcia (PDT), explicou que devido à implantação das aulas remotas no período de pandemia, a prefeitura não teve gastos com alimentação e transporte escolar, o que reduziu substancialmente as despesas da pasta. “Além disso, muita gente não sabe, mas a climatização e a reforma dos parquinhos nas escolas, por exemplo, não entram como investimentos na educação básica”.
O comparecimento da secretária Eliane Araújo está previsto para a próxima semana.
Fundeb
Como o requerimento da vereadora, além de esclarecimentos sobre a execução fiscal da Secretaria de Educação no presente ano, também pede explicações sobre o uso da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Guto aproveitou para informar que os recursos do Fundeb foram integralmente investidos na folha de pagamento dos profissionais da Educação.
O presidente Cesinha (PROS) e o vereador Reginaldo do Hospital (Podemos) apoiaram o requerimento e defenderam que os secretários tenham esse espaço para falar com os cidadãos.
Indicações aprovadas
Entre outras, foram ainda aprovadas indicações de George Jardim (PSDB), para a construção de um recuo a fim de evitar acidentes na RJ-162, na localidade de Areia Branca; de Rond Macaé (Patriota), propondo ao governo transformar o Clube Ipiranga em uma escola municipal de dança; e de Alan Mansur (Cidadania) e Paulista (Patriota), sugerindo a implantação do serviço de Correios Comunitários na Barra de Macaé, beneficiando também bairros próximos.

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.