Câmara de Macaé aprova regime de urgência para a LDO

Foto: Tiago Ferreira

Após breve recesso no mês de julho, as sessões ordinárias retornaram nesta terça-feira (2), na Câmara Municipal de Macaé. Na ocasião, foi aprovado o Projeto de Lei do Executivo (PLE) 22/2022, que institui o Regime de Urgência no PLE 11/2022, reduzindo o prazo de tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Também foi realizada a primeira discussão do PLE 11/2022, abrindo oficialmente o prazo para emendas parlamentares (propostas de alteração) à LDO. As ações vão garantir que as diretrizes para o orçamento de 2023 sejam votadas ainda este mês. A LDO é primeira peça da composição do orçamento, que será materializado na Lei Orçamentária Anual (LOA), votado no final do ano.

Mais transparência na Saúde

O início dos trabalhos legislativos no segundo semestre foi marcado por reivindicações de melhoria na Saúde. A vereadora Iza Vicente (Rede) apresentou um projeto que estabelece a obrigatoriedade na divulgação de informações sobre os plantões médicos na rede pública de Saúde.

Em sua primeira discussão, o PL 17/2022 já recebeu o apoio do presidente Cesinha (Pros) e dos parlamentares Luiz Matos (Republicanos) e Reginaldo do Hospital (Podemos). A segunda discussão e votação está prevista para esta quarta-feira (3),

De acordo com a autora, o objetivo é dar mais transparência aos plantões médicos nas unidades de saúde do município, atendendo a uma das maiores demandas da população na atualidade. “Recebo muitas reclamações sobre falta de atendimento. É comum o cidadão pensar que o motivo é o tamanho da fila, mas as vezes o problema é a falta do profissional”.

A vereadora acredita que a divulgação sistemática dos nomes dos servidores, suas escalas de plantão e horários de atendimento, nas respectivas unidades de saúde municipal, pode ajudar a população a entender o que está acontecendo. “Precisamos saber se há falta de profissionais para cobrar o poder público”.

Falta de medicamentos

Iza ainda denunciou a falta de remédios na rede pública, o que tem levado à interrupção dos tratamentos de saúde dos que não podem pagar. “Estamos colocando a vida das pessoas em risco. Essa situação não pode perdurar”.

Reginaldo do Hospital justificou que há um desabastecimento mundial e que o governo tem enfrentado dificuldades para a aquisição de alguns itens. Cesinha cobrou a realização de convênio com clínicas particulares, promessa da atual gestão, para atender a grande demanda por exames em Macaé, e pediu avanço no atendimento às Pessoas com Deficiência (PcD).

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.