Câmara Itinerante na Ajuda: moradores cobram concretização de projetos do governo

<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">Diversos moradores compareceram para cobrar a concretização de projetos para o bairro.</span>

Em mais um ato de aproximação do Legislativo com a população, a Câmara Itinerante realizou novo encontro, na manhã deste sábado (5), na Ajuda de Baixo. Mesmo com o tempo chuvoso, diversos moradores se fizeram presentes para cobrar a concretização de projetos e apresentaram reivindicações para o bairro e localidades vizinhas.

– Na legislatura passada, apresentei a proposta para a criação da Câmara Itinerante e, a cada sábado que passa, tenho ainda mais certeza do quanto esta iniciativa é importante. Dando voz à população, podemos ver avanços concretos, como aconteceu na Barra (de Macaé) e no Parque Aeroporto – afirmou o vice-presidente da Câmara, Júlio César de Barros (PPL), o Julinho do Aeroporto, que conduziu o ato e também foi autor do pedido para a realização do projeto no bairro.

Assim que os microfones foram abertos aos presentes, a falta d’água foi tema unânime. Moradores de diversos pontos do Complexo da Ajuda relataram o não cumprimento de serviço da Cedae, deixando ruas sem abastecimento há mais de um mês. “Se a Cedae não cumprir com o acordo firmado para sanar estes problemas, até o final deste ano, a prefeitura romperá o contrato”, afirmou o secretário de governo, Leonardo Gomes.

– Recomendo aos moradores que se sentem lesados pela Cedae e que, mesmo sem água, continuam recebendo contas, que procurem o Procon, órgão parceiro da Câmara, para a formalização de denúncia – acrescentou Maxwell Vaz (SD).

Além de propostas para melhorias em infraestrutura, saúde e educação, os presentes também cobraram celeridade no cronograma de obras de saneamento e esgoto. Os moradores ainda questionaram a falta de áreas de lazer. Segundo representantes do Executivo, está prevista a inauguração da quadra de esportes Renato Martins que, em parceria com a secretaria de Educação, poderá ser usada pelos moradores. Porém, Igor Sardinha (PRB) criticou o atraso na concretização dos projetos.

– Ainda em 2013, participamos de diversas reuniões com os moradores e, por meio de Emenda Impositiva, eu e o vereador Welberth Rezende (PPS) destinamos verba para a construção de uma praça para o ano seguinte, mas nada saiu do papel. O recuso já foi disponibilizado por lei – acrescentou Igor.

Bairros e comunidades próximas também entraram em pauta. De acordo com Renato Matos, o Bosque Azul está em situação de emergência. “Vivemos em um verdadeiro lixão. Estamos abandonados, sem água, sem área de lazer ou qualquer investimento do governo”, declarou o morador.

Sobre a questão, os representantes da Secretaria de Obras informaram que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não contemplaram a área, mas a pasta se comprometeu a agendar encontro com os moradores para a discussão de projetos. O vereador Luciano Diniz (PT) ainda lembrou que, por Emenda Impositiva de sua autoria, já há licitação para a construção de uma praça no local.

A próxima edição da Câmara Itinerante acontecerá no dia 12, no Imburo, contemplando também moradores do Aterrado do Imburo.

Jornalista: Júnior Barbosa