Câmara questiona hidrelétrica e cobra atendimento às PcD

Vereadora justificou que os moradores estão preocupados com os impactos ambientais da construção da hidrelétrica

A vereadora Iza Vicente (Rede) defendeu importantes pautas na sessão desta terça-feira (9), na Câmara de Macaé. Foi aprovado o envio de um requerimento ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), solicitando cópias do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para a construção de uma hidrelétrica no Rio Macaé, na altura do Sana. Ela relatou que os moradores manifestaram preocupação em audiência pública.

“Eles contam que a vazão no lugar já é baixa e a obra acarretará não só falta d’água, mas também afetará espécies de animais que vivem na área”. Segundo ela, pesquisas da UFRJ confirmam esse temor. O presidente Cesinha (Pros) comentou que há uma lei do ex-vereador Cristiano Gelinho que proíbe a construção de usinas no município. “Depois houve uma revisão dessa lei. Mas é certo que há uma preocupação com o impacto sobre o meio ambiente”.

José Prestes (PTB) disse que a Comissão de Constituição e Justiça da Casa tinha dado um parecer favorável à obra, entretanto, posteriormente, este foi derrubado por ocasião da votação da lei. “Eu não sei que problema pode haver para o Sana, pois a água passa pela localidade antes de chegar ao lugar previsto para a construção”.

George Jardim (PSDB) defendeu o requerimento: “O Rio Macaé é a praia da população da Serra e o cartão postal das pousadas da região”. De acordo com o tucano, o rio escoava a produção local. “Agora se você arregaça as calças consegue atravessar trechos a pé. Queremos conhecer esse relatório e saber porque o Inea aprovou. A especulação e a ganância financeira não podem prejudicar a população”. Ele sugeriu que o tema seja discutido em nova audiência na Câmara.

Caps na Serra

Iza também assinou requerimento junto de Cesinha e Reginaldo do Hospital (Podemos) para a realização de audiência pública. O objetivo é discutir a ampliação dos serviços do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) para a Região Serrana. Os parlamentares frisaram a dificuldade que as Pessoas com Deficiência (PcD), moradores da Serra, têm para se deslocar até a região central do município em busca do serviço.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.