<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">Seminário “Municipalização da segurança pública” foi realizado durante todo o dia 13 de novembro.</span>
Com o propósito de valorizar e capacitar os guardas municipais, o Seminário sobre “Municipalização da segurança pública” foi realizado durante todo o dia 13 de novembro, no Salão Nobre do Palácio Legislativo Natálio Salvador Antunes. O evento foi realizado pela Guarda Municipal de Macaé e reuniu 300 participantes de 50 municípios.
De acordo com o coordenador do Seminário, o Guarda Municipal de Macaé Adilson Pereira, todos os palestrantes são guardas municipais capacitados em sua área de atuação, oriundos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Ao longo do dia, eles falaram sobre temas como armamento da Guarda, consórcios públicos, prevenção às drogas e capacitação dos servidores, entre outros assuntos.
Para Pereira, além valorizar o guarda municipal e chamar a atenção das autoridades para os temas abordados, o evento tem o objetivo de promover o intercâmbio de experiências entre as Guardas Municipais de diversos municípios, inclusive algumas que já trabalham armadas. “Tivemos a participação da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, que é referência na área de formação, e outras que trouxeram projetos de destaque na corporação”, relatou.
Dentre as ações de destaque, a Guarda Municipal de Quissamã trouxe um projeto de segurança e educação no trânsito; a de Belford Roxo compartilhou as ações bem sucedidas do seu projeto anti-drogas e Macaé demonstrou os bons resultados do seu programa psicossocial que auxilia os servidores que sofrem de estresse.
Jornalista: Adriana Corrêa