Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Comitiva busca licenciamento do TERPOR junto ao INEA e ICMBio

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">ICMBio deve se manifestar&nbsp;</span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">até o dia 20 de dezembro sobre o&nbsp;</span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">licenciamento ambiental do Terpor.</span>

Os vereadores de Macaé conseguiram, nesta quarta-feira (03), em visita ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, no Rio de Janeiro, o compromisso do órgão em se manifestar oficialmente, até o dia 20 de dezembro de 2014, sobre a anuência necessária para o licenciamento ambiental do Terminal Portuário de Macaé – Terpor. A anuência é necessária para que o Instituto Estadual de Ambiente – Inea conceda a licença ambiental para dar início às atividades no Terpor.
 

Com esse propósito, uma comitiva de vereadores, empresários e lideranças comunitárias saíram de Macaé na última quarta-feira (03), com destino ao Rio de Janeiro, a fim de cobrar dos órgãos competentes, em âmbito estadual e federal, o licenciamento do Terpor.
 

Uma vez que Macaé já perdeu a primeira e maior licitação da Petrobras para a exploração do pré-sal na Bacia de Campos, finalizada no mês anterior e vencida pelo Porto do Açu, a comitiva pediu agilidade nos processos. O objetivo é possibilitar a participação do município na segunda licitação da Estatal – para operações portuárias de apoio offshore – prevista para acontecer na primeira quinzena de 2015.
 

De acordo com o presidente da Comissão Legislativa de Meio Ambiente, o vereador Maxwell Vaz (SD), que está acompanhando o processo, sem a licença ambiental para o funcionamento do Terpor, Macaé ficará impedida de concorrer à licitação e poderá ser excluída das novas operações portuárias da Petrobras pelos próximos 15 anos. “Trata-se não apenas da Petrobras, mas de toda a cadeia offshore envolvida. Estamos lutando pelo futuro de Macaé, pois o que está em jogo é a sustentabilidade econômica da nossa cidade”, ressaltou.
 

Tanto a presidente do Inea, Isaura Maria Frega, quanto o coordenador geral em exercício no ICMBio, Paulo Mota, se mostraram sensíveis a causa macaense. Isaura se comprometeu em notificar o ICMBio sobre o não recebimento da anuência para o licenciamento do Terpor, mas disse que não deixará de ouvir o órgão, como apregoa a lei. Já Paulo Mota assegurou aos presentes que o parecer do ICMBio saíra em, no máximo, duas semanas.
 

O procurador federal Ricardo Almeida, que também participou da reunião no ICMBio, ouviu os argumentos apresentados pelo grupo e afirmou que, a partir das denúncias realizadas, será aberto um inquérito administrativo para a apuração dos fatos.
 

Um dossiê contra o chefe do Parque da Restinga de Jurubatiba, Marcelo Pessanha, foi enviado por Maxwell Vaz ao Ministério Público, Inea e ICMBio. O documento o acusa de obstruir o processo de licenciamento do Terpor por interesse pessoal e geopolítico.
 

Participaram da comitiva, o presidente da Câmara de Macaé, Eduardo Cardoso (PPS), o vice-presidente, Maxwell Vaz (SD), e os vereadores: Júlio César de Barros (PPL), Welberth Rezende (PPS), Igor Sardinha (PT), Jocimar Gomes (PMDB), Amaro Luiz (PSB), Chico Machado (PMDB) e Manoel Francisco Neto (PR).
 

Ainda acompanharam os parlamentares, os seguintes representantes da classe empresarial de Macaé: o presidente da Associação Comercial e Industrial – ACIM, Aristóteles Cliton Silva Santos; o diretor do Convention Visitors & Bureau, Marco Maia; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Luiz Henrique Fragoso, e o representante dos investidores estrangeiros na cidade, o cônsul honorário britânico, Barrie Lloyd-Jones.
 

Jornalista: Adriana Corrêa
 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.