Justiça Eleitoral reforça segurança das urnas eletrônicas

Autoridades também abordaram combate às notícias falsas (Foto: Tiago Ferreira)

O primeiro turno das eleições 2022 se aproxima e a Justiça Eleitoral atua para garantir a segurança e a transparência de todo o processo. Na noite desta quinta-feira (8), a instituição promoveu uma audiência para tirar dúvidas dos candidatos, representantes de partidos e sociedade civil. A Câmara de Macaé cedeu a estrutura para a realização do evento e foi representada pelo presidente Cesinha (Pros) e a vereadora Iza Vicente (Rede).

Quem conduziu o ato foi o juiz da 109ª Zona Eleitoral de Macaé, Josué de Matos Ferreira, e opromotor eleitoral Fabrício Rocha Bastos. Também participaram o procurador do Legislativo, Roan Flores de Lima, o procurador-geral da prefeitura, Fabiano Paschoal, e a presidente da 15ª Subseção da OABRJ, Ana Agleice Poncio Destefani.

Para Josué, combater a circulação de notícias falsas, chamadas de fake news, é um dos grandes desafios da atualidade. “Esse é um problema de escala global. Não temos a garantia de que a informação verdadeira chegará a todos que receberam a mentira pelas redes sociais, por exemplo.”

Cesinha lembra que a atual gestão da Câmara foi vítima de fake news, no ano passado. “Muitos compartilharam uma inverdade lançada com o intuito de prejudicar os trabalhos. A sensação de impunidade faz com que muitos ainda adotem esse método desleal”, disse. Iza concordou. “O mesmo aconteceu comigo e até hoje não sabemos quem foi o autor. Situações se agravam ainda mais com a intolerância religiosa e outros tipos de preconceito”.

Confiança nas urnas

O promotor Fabrício Rocha Bastos reafirmou que as urnas eletrônicas são “seguras, invioláveis e eficientes nos resultados”. Após término do horário de votação, o presidente de cada seção eleitoral disponibilizará o boletim com o resultado.

Os interessados podem fazer registro fotográfico ou apontar a câmera para o QR Code que estará impresso no documento. A apuração acontece em tempo real no site ou aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Josué reafirmou que a Justiça Eleitoral só encerrará os trabalhos depois que ocorrer a contabilização de todos os votos. “Na última eleição, circularam notícias de que uma urna na Região Serrana havia sido roubada, o que não ocorreu. Isso gerou grande apreensão entre os moradores”, lembrou.

Como denunciar

A Justiça Eleitoral disponibilizou um aplicativo de celular chamado “Pardal”, para o envio de denúncias e outros indícios de práticas ilegais. O dispositivo solicita nome e CPF, mas a identidade é mantida sob sigilo. Outra forma de entrar em contato é pelo telefone da Ouvidoria do Ministério Público (127). O Cartório Eleitoral atende pelos números: (22)2772-9214 ou 2772-3520.

Confira a íntegra da audiência:

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.