Legislativo propõe parceria com UFRJ para despoluir a Lagoa

Cesinha defendeu a proposição. Audiência nesta quarta-feira (24) também tratará do tema (Foto: Tiago Ferreira)

A Câmara de Macaé aprovou por unanimidade dos presentes, nesta terça-feira (24), o Requerimento 433/2023, do presidente Cesinha (Solidariedade), propondo que o Executivo faça uma parceria com o Nupem/UFRJ para despoluir a Lagoa de Imboassica. “O instituto tem excelentes profissionais para ajudar nosso município a resolver esse problema”.

Segundo ele, o governo “tem feito um grande trabalho”, cobrando a BRK Ambiental, que é responsável pelo saneamento, mas ainda existem pontos problemáticos, principalmente, no Novo Cavaleiros. “É por isso que temos insistido também no quarto termo aditivo ao contrato com a empresa, exigindo a total despoluição da Lagoa”.

O parlamentar pediu que a Procuradoria da prefeitura envie à Casa um projeto de lei estabelecendo que os moradores liguem seu esgoto à rede. E sustentou que a cidade precisa destacar-se em nível estadual e federal também na proteção de seus rios e córregos. Ele ainda comentou investimentos municipais de R$ 20 milhões para sanear o Frade. “Como pôde ser realizada no passado uma Parceria Público Privada (PPA) sem incluir a Serra?”, protestou.

O líder governista Luciano Diniz (Cidadania) reforçou as falas de Cesinha, e lembrou a audiência pública a ser realizada nesta quarta-feira (25), às 18h, que tratará do mesmo tema. “Além do Nupem, que certamente reúne enorme quantidade de informações sobre a Lagoa, estarão presentes membros do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e os presidentes das associações de moradores de diversos bairros”.

Cancelamento de audiência pública

Professor Michel (Patriota) informou o adiamento da audiência sobre o plano de gerenciamento costeiro, que estava previsto para esta terça-feira. “Não será possível por incompatibilidade nas agendas de vários participantes fundamentais para a discussão”, explicou o requerente do evento. A nova data será informada após combinação entre ele e os convidados.

Contas de Dr. Aluízio

Foi aprovado na sessão o Decreto Legislativo 207/2023, da Mesa Diretora, para novo julgamento das contas do ex-prefeito Dr. Aluízio, relativas a 2019. A aprovação abre os prazos para emendas dos vereadores, pareceres das comissões e defesa do prestador.

O governante do município entre 2013 e 2020 teve as contas do penúltimo ano reprovadas pela Câmara, que seguiu parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A rejeição, porém, foi anulada pela Justiça, que atendeu a um recurso do político alegando não ter tido possibilidade de ampla defesa, conforme informou a Procuradoria da Legislativo.

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.