Mopam destaca conquistas e desafios das PcD e divulga censo

Lúcia Anglada agradeceu aos parlamentares e demais envolvidos na causa

A diretora da ONG Motivados pelo Autismo (Mopam), Lúcia Anglada, esteve nesta quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Macaé, onde falou das conquistas e dos desafios das Pessoas com Deficiência (PcD) na cidade. Ela usou o Grande Expediente para agradecer aos envolvidos na luta por visibilidade, inclusão e direitos desse público.

Ela aproveitou para divulgar o censo que está coletando informações das PcD na cidade e vai auxiliar na elaboração de políticas públicas. O questionário é digital e pode ser respondido até janeiro de 2023 no site da Prefeitura de Macaé. “É fundamental que as PcD ou seus familiares preencham o formulário para que o poder público possa planejar as próximas ações”.

Anglada também lembrou conquistas recentes, como a lei municipal que garante prioridade de atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a que permite que estes tenham direito às vagas de estacionamento reservadas aos deficientes, entre outras. “Ainda estamos distantes da cidade que desejamos, mas acredito que é possível fazer com que Macaé se torne mais inclusiva”.

Ela ainda cobrou ações em prol dessa população, como o passe social, o centro de referência para PcD e o concurso público para profissionais especializados, na Saúde e na Educação, além de praças com brinquedos adaptados. “O que queremos é que as essas pessoas sejam vistas, incluídas. Deixem de ser invisíveis”, acrescentou.

 Vereadores acolhem demandas

O presidente Cesinha (Pros) retribuiu o agradecimento, pois, segundo ele, foi graças ao trabalho do Mopam que o parlamento municipal se sensibilizou para as demandas das PcD. “Sabemos que ainda há muito o que fazer, mas acredito que estamos avançando e vamos avançar ainda mais”.

Cesinha destacou o trabalho da Frente Parlamentar da PcD, composta por ele próprio, Luciano Diniz (Cidadania), Reginaldo do Hospital (Podemos) e Iza Vicente (Rede), e antecipou que o centro de referência para PcD é o próximo foco do atual governo.

Reginaldo reforçou a gratidão da Casa pelo Mopam. “Trouxe pautas importantíssimas para serem discutidas neste plenário, como a da Cannabis Medicinal”. O vereador ainda frisou a conquista da atualização no valor dos repasses de instituições como a Apae e a Pestalozzi.

Luciano Diniz informou que o próximo passo é a realização de um seminário municipal da PcD. “Estamos aprendendo muito sobre esse assunto e isso é o que falta para escolhermos um modelo de inclusão para a nossa cidade”.

Confira algumas propostas que viraram lei:

Clínica-escola para autistas

Triagem precoce do TEA

Semana Municipal de conscientização pelo autismo

Símbolo da conscientização pelo autismo

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.