Parlamentar quer mais peritos criminais para a região

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">O requerimento &nbsp;é do vereador Jocimar Gomes e solicita o aumento do efetivo de peritos da Polícia Civil na região.</span>

O requerimento do vereador Jocimar Gomes (PMDB), que solicita o aumento do efetivo de peritos da Polícia Civil na região, foi aprovado nesta quarta-feira (15), na Câmara Municipal de Macaé. O documento faz um apelo ao prefeito de Macaé, Aluízio Santos Jr. (PV), ao chefe da Polícia Civil no Estado do Rio de Janeiro, Fernando Veloso, e ao governador do Estado, Luiz Fernando Pezão.
 

O presidente da Câmara de Macaé, Eduardo Cardoso (PPS), informou que o pedido do parlamentar será entregue ainda hoje (15) ao governador Luiz Fernando Pezão, que encontra-se em campanha na cidade para o segundo turno das eleições, que será decidida no próximo dia 27 de outubro.
 

Após um evento ocorrido na semana passada, o autor do requerimento disse ter sentido na pele a consequência da falta de peritos na cidade. Segundo relatou Jocimar, seu primo faleceu em um acidente de trânsito quando estava a caminho do trabalho. O fato ocorreu por volta das 6h, na Avenida Amaral Peixoto, na entrada do Lagomar. No entanto, o perito só chegou ao local às 11h.
 

“Durante cinco horas, o corpo ficou estirado sob o sol forte, em uma avenida bastante movimentada, aumentando o sofrimento dos parentes da vítima, que permaneceram junto ao corpo até a chegada do perito”, relatou o parlamentar, também conhecido como “Boca”.
 

Igor SardinhaO vereador afirmou ainda que, mesmo agilizando o processo, o tempo de espera foi longo e pode ser ainda maior para quem não dispõe desse recurso. “É um absurdo ter apenas um perito para atender toda a região. As famílias das vítimas não precisam de mais esse sofrimento em um momento que já é tão difícil”, disse Jocimar, indignado.
 

Para o vereador Igor Sardinha (PT), o requerimento do colega é de extrema importância, pois, muitas vezes, o pedido de aumento do efetivo é concentrado na Polícia Militar, mas não devemos esquecer da Polícia Civil. E, de acordo com o petista, não são apenas peritos que faltam na cidade, mas também agentes para atender a população no registro das ocorrências.
 

“O cidadão chega a levar um dia inteiro para registrar uma ocorrência na delegacia. Isso é inadmissível. O Governo do Estado precisa dar mais atenção a Macaé, que é a cidade que mais cresce, proporcionalmente, no Estado do Rio de Janeiro”, acrescentou o parlamentar.
 

Como resultado, Igor aponta que muitos registros deixam de ser feitos e os crimes permanecem subnotificados, o que dificulta o combate à violência e à criminalidade, já que a polícia utiliza esses dados (subnotificados) para elaborar estratégias para a sua atuação.

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.