Parto seguro e humanizado: Câmara discute saúde da mulher

Plenário contou com a participação de especialistas no tema (Foto: Tiago Ferreira)

Na sessão da Câmara de Macaé desta terça-feira (17), estiveram presentes profissionais da saúde que lutam pela humanização e pelos direitos da mulher na hora do parto. Elas vieram a convite de Iza Vicente (Rede) e também abordaram projetos de incentivo à adoção. De acordo com a vereadora, o objetivo é conscientizar a sociedade sobre o tema.

Em parceria com Reginaldo do Hospital (Podemos), Iza protocolou um projeto de lei para o enfrentamento da violência obstétrica. “O processo do parto é muito delicado e complexo. Defendemos que nenhuma mulher passe por intervenções desnecessárias antes ou depois de dar à luz. O momento deve ser apenas de felicidade”.

Enfermeira, Juliana Nunes atua no SUS há 10 anos e esteve na organização do I Fórum Sobre Nascimento Respeitoso, que aconteceu em 2019, na Cidade Universitária. Ela afirmou que o país vive retrocessos, principalmente devido a mudanças na Rede Cegonha, o programa do governo federal que desenvolve ações desde o pré-natal.

“O que mais vejo na cidade são mulheres com muito medo de parir. O nascimento continua centrado na figura do médico, mas quem faz o parto é a mulher. Esse é um processo involuntário e fisiológico”, disse.

Juliana divulgou dados sobre o parto no país. Na rede privada, quase 90% dos bebês nascem por cesariana. Já em maternidades públicas, os números se equilibram. Entre os avanços, a servidora destaca o cumprimento da Lei do Acompanhante, que garante a presença do parceiro ou da parceira durante todo o processo do parto, assim também como a participação de uma doula (profissional que dá suporte físico e emocional) à gestante.

Os desafios da adoção

Estudante do curso de enfermagem da UFRJ, Kiara Rodrigues Heringer atua no projeto de extensão Germinando Amor, coordenado pela professora Milena Carneiro. A iniciativa busca tirar dúvidas e encontrar potenciais adotantes. “Hoje, há 5 mil pessoas para adoção, enquanto a procura tem mais de 30 mil. O que acontece é que a maioria busca por bebês brancos e que sejam filhos únicos”, revelou Kiara.

Na próxima quarta-feira (25), o projeto realizará um evento virtual com o tema “Racismo na Adoção”, a partir das 19h30. Os interessados em participar podem ser inscrever no link que é disponibilizado em @germinandoamor (Instagram).

Violência sexual

Ainda na sessão, ocorreu o primeiro debate sobre o Projeto de Lei (PL) 024/2022, de Iza, que inclui a temática “Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes” na rede pública de ensino. A autora respondeu questionamentos dos parlamentares e lembrou que muitos casos são revelados quando os estudantes aprendem a identificar situações de abuso.

“Estudos apontam que há 500 mil novos casos todos os anos somente no Brasil, mas apenas 7% são notificados. Muitas vezes, o abuso acontece dentro do ambiente familiar e a escola precisa também ser uma rede de proteção.”

Edson Chiquini (PSD) e Luiz Matos (Republicanos) defenderam que a educação sexual deve ser um assunto abordado pelos pais e que não sejam centralizados em posicionamentos políticos. Já Amaro Luiz (PRTB) antecipou que vai se abster de votar no PL.

Por outro lado, Professor Michel (Patriota) fez coro à fala de Iza. “O projeto em nada tem a ver com sexualidade explícita. Minha filha tem cinco anos e eu ensino quais partes do corpo ela não pode deixar que toquem, por exemplo. É possível ensinar sexualidade sem abordar a forma do sexo.”

Agora, o PL 024/2022 segue em tramitação e os demais vereadores terão prazo regimental para apresentar emendas.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.