Pular para o conteúdo

Plano Diretor: turismo, pesca, petróleo, tecnologia e agropecuária são temas de audiência

[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

Na próxima semana, acontecerão mais duas audiências

Desenvolvimento Socioeconômico foi o tema da quarta audiência pública para revisar o texto do Plano Diretor, realizada na Câmara Municipal de Macaé, na noite desta quinta-feira (10). À frente do evento estavam o vereador Welberth Rezende (PPS), o gerente do Plano Diretor, Glauro Franco, e Francis Barbosa, representando a secretaria adjunta de Gestão Estratégica. Turismo, ciência e tecnologia, petróleo, pesca e agropecuária foram os temas discutidos, incluindo trechos específicos referentes à Região Serrana.

 

A primeira alteração feita no texto ocorreu no item que discutia a inclusão social. “Precisamos considerar a formação profissional e a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, disse Paulo Sérgio Carvalho de Barcellos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A sugestão de Paulo foi acolhida consensualmente em dois parágrafos da “Seção I” do documento.

 

Quando foi debatido o turismo, José Tunas Santiago, proprietário de hotéis na cidade, solicitou sinalização que permitisse estacionamento em frente a estabelecimentos do setor para desembarque de hóspedes. Como não era demanda relativa ao documento – que apenas prevê diretrizes, e não ações pontuais – a questão não foi incluída. Mas o secretário de Desenvolvimento Econômico Tecnologia e Turismo, Vandré de Araújo Guimarães, comprometeu-se a estudar a possibilidade. “Também me comprometo a apresentar requerimento nesse sentido ao plenário da Câmara” disse Welberth.

 

No trecho que trata da pesca, discutiu-se o estabelecimento de arrecifes artificiais para atrair cardumes, evitando que os pescadores tenham de ir buscar o pescado em alto-mar. Também foi considerada a realização de estudos técnicos no sentido de conciliar as atividades da pesca e da exploração do petróleo. Na discussão do setor petrolífero, o debate maior foi em torno do fato de tratar-se de um bem finito. A definição do documento é voltada para o desenvolvimento de atividades que reduzam a dependência do petróleo.

 

Foi acolhida, também, a proposta do representante da Rede Petro – Bacia de Campos, Glauco Nader. “Temos de aproveitar a estrutura que possuímos no setor para a geração de riqueza. A Noruega, por exemplo, passou a exportar maquinário para produção petrolífera, quando as reservas de petróleo esgotaram”, citou. A próxima audiência sobre o Plano Diretor será sobre Mobilidade Urbana, na terça-feira (15), às 18h.

 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.