Presidência ressalta avanços do Legislativo macaense no primeiro biênio

Cesinha afirma que atual gestão busca modernizar a atuação da Câmara (Foto: Ivana Gravina)

Na sessão da Câmara de Macaé desta quarta-feira (14), os vereadores encerraram as atividades oficiais do ano com a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023. Em tom de agradecimento, o presidente Cesinha (Pros) foi até a tribuna para fazer um balanço do seu primeiro mandato à frente do Legislativo. Ele ressaltou que a união dos vereadores garantiu importantes avanços ao município.

“A cidade passou recentemente pela pandemia da Covid-19 e, agora, uma enchente que prejudicou milhares de famílias. Esta Casa deu uma reposta imediata aos macaenses com a celeridade na aprovação de auxílios e de programas que fortaleceram a economia. Vemos números positivos do atual governo e seguimos em parceria, pois ainda há muito a ser feito.”

Cesinha também destacou a implantação do sistema de energia solar, já em funcionamento, e com expectativa de gerar economia de R$ 800 mil reais/ano a partir de 2023. A reforma do Centro Cultural do Legislativo foi concluída e as portas da antiga sede da Câmara se abrem novamente hoje. “Tudo isso com recursos próprios e muita responsabilidade. Em breve, teremos exposições e muitos cursos na Escola do Legislativo”, acrescentou.

Com licitações transmitidas ao vivo na internet, o Legislativo conseguiu ampliar a concorrência e a transparência. “Economizamos nesses processos quase R$ 3 milhões. Assim, foi possível idealizar outras medidas, como o pagamento de abono natalino para os servidores. Todos os editais que abrimos para licitação foram aprovados sem ressalvas pelo Tribunal de Contas do Rio (TCE-RJ), reafirmando o nosso compromisso com os bens públicos”, frisou Cesinha.

Por fim, o presidente afirmou que vislumbra maiores avanços para o segundo biênio. Em abril, ele foi reeleito para seguir no comando da Câmara. Edson Chiquini (PSD) e Rafael Amorim (PDT) deixam a primeira e a segunda vice-presidência, respectivamente. Os postos serão ocupados por George Jardim (PSDB) e Paulo Paes (União Brasil). Professor Michel (Patriota) continua como primeiro secretário, enquanto Tico Jardim (Pros) sai para a entrada de José Prestes (PTB) como segundo secretário.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.