Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

UFRJ apresenta Carta das Águas de Macaé

Estudo apresentou impactos ambientais da cidade

Os professores Rodrigo Fonseca e Maurício Mussi, do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem/UFRJ), apresentaram a “Carta das Águas” do município, na sessão da Câmara nesta quarta-feira (29). O documento reúne estudos sobre o estado dos recursos hídricos da bacia do Rio Macaé. A apresentação ocorreu no Grande Expediente.

 

Rodrigo, que também é diretor do núcleo, ressaltou a relação da universidade com o município. “São 350 professores, em 11 cursos de graduação e um corpo de funcionários que totalizam uma folha de pagamento de R$ 4 milhões. O Nupem, com pesquisas que vão de complexas teorias aos problemas sociais da urbanização, é uma experiência de conhecimento aplicado vista como modelo dentro da universidade”.

 

Já Maurício recordou a crise hídrica da região Sudeste em 2013, que atingiu, principalmente, o estado de São Paulo e que motivou o ex-diretor do Nupem, Francisco Esteves, a dar início à elaboração da Carta das Águas de Macaé. Publicados em forma de revista, os estudos ainda contêm orientações para políticas públicas.

 

“Na Severina, área onde ocorre a captação de água para a cidade, o Rio Macaé fica, boa parte do ano, com a profundidade de um palmo”, relatou o professor. Segundo ele, apesar disso, atualmente, o quadro para abastecimento da cidade é positivo, devido à grande área florestada que é fundamental para as chuvas.

 

Ação humana

 

O impacto da ação humana, porém, pode reverter esse quadro, no que se refere, por exemplo, à qualidade da água. “Projeções de que o município teria 250 mil habitantes eram feitas para 2025 e, no entanto, já atingimos esse número”, acrescentou Maurício. O professor apresentou pesquisas dando conta, por exemplo, do impacto da produção petrolífera sobre a biodiversidade. “Foram detectadas grandes concentrações de derivados do petróleo no organismo dos peixes”.

 

O documento aponta, como principais fatores influentes sobre a disponibilidade de água potável, a poluição, o lixo, o esgoto, a agricultura e a pecuária. Entre as propostas de políticas de governança, são indicados reflorestamento, novas áreas de conservação, legislações de preservação e estímulo à criação de conselhos gestores da água, envolvendo, sempre, os agricultores.

 

“Temos grande esperança na parceria com o Nupem na implementação dessa sustentabilidade e da sua fiscalização”, disse o presidente da Casa, Eduardo Cardoso (PPS). Marcel Silvano (PT), autor do convite aos professores, ressaltou que o tema se relaciona com a Campanha da Fraternidade de 2016. “Não podemos deixar de aproveitar essas informações para implementar políticas de prevenção”, disse Igor Sardinha (PRB).

 

Maxwell Vaz (SD), Manoel Francisco (PPS), o Manoelzinho das Malvinas, e os peemedebistas Guto Garcia, Luciano Diniz e George Jardim também discursaram sobre problemas e soluções para a questão da água no município, além de elogiarem o trabalho do Nupem.

 

 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites

 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.