Pular para o conteúdo

Agosto Lilás: autoridades falam na Câmara sobre violência contra a mulher

Foto: Ivana Gravina
[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

Representantes das secretarias da Mulher, de Ordem Pública, da Patrulha Maria da Penha, 123a DP e do 32o BPM falaram no Grande Expediente da Câmara de Macaé, nesta terça-feira (23). Antes, o presidente Cesinha (Pros) elencou dados do país, com base em recente estudo divulgado pelo Senado Federal. De março de 2020 a dezembro de 2021, foram 2.451 feminicídios e 100 mil estupros.

A presença das autoridades foi para marcar o Agosto Lilás e dar esclarecimentos à Câmara e à população sobre o tema. “Friso a importância de termos uma Secretaria da Mulher, com psicólogas, assistentes sociais e advogadas especializadas” disse Jane Roriz, responsável pela pasta. Segundo ela, a violência não é só física, mas psicológica, institucional, social e obstétrica.

“Somos mulheres brancas, negras, indígenas, com deficiência”, exemplificou, considerando as demandas específicas de cada grupo. Entre as políticas realizadas, ela mencionou a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, um ônibus que percorre a cidade, e também pontos de assistência social voltados à mulher no Lagomar e Córrego do Ouro (Região Serrana).

O secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira Lima, disse que as mulheres estão entre os públicos mais fragilizados que a pasta busca priorizar. “Nós as encorajamos para que denunciem”. A Secretaria abriga a coordenadoria da Patrulha Maria da Penha, que, entre abril de 2021 a maio de 2022, realizou 4.391 atendimentos, sendo 2208 telefônicos, além de 142 denúncias e 161 registros em delegacia.

Iza Vicente (Rede) perguntou sobre um local mais adequado para sede e mais viaturas para a Patrulha. Alan disse que até o final do ano o órgão disporá de um imóvel no bairro Imbetiba. O comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Marcelo Arêdes, informou que o Estado receberá 528 veículos e que a unidade de Macaé será contemplada.

Reginaldo do Hospital (Podemos) frisou a necessidade de uma conexão das vítimas atendidas no HPM com a patrulha. Amaro Luiz (PRTB) mencionou leis que protegem a mulher. E o líder do governo Luciano Diniz ( Cidadania) frisou a passagem, de coordenadoria para secretaria, da pasta dedicada às mulheres.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.