Câmara alerta para risco de crise hídrica em Macaé nos próximos anos

Relatora, Iza pede providências para a falta d’água que afeta diversos bairros

O resultado do trabalho da comissão especial de fiscalização da Cedae foi apresentado à população no Grande Expediente da sessão desta terça-feira (21), na Câmara de Macaé e estádisponível no YouTube. A comissão temporária foi criada em fevereiro 2021 para fazer um diagnóstico e propor soluções para os problemas de abastecimento de água e saneamento básico que se arrastam há anos. O relatório final revela que a cidade tem recursos hídricos para atender a todos os cidadãos. Contudo, a Cedae não possui capacidade de tratamento e distribuição da água.
A relatora da comissão, a vereadora Iza Vicente (Rede), foi quem fez a explanação. O trabalho foi desenvolvido de forma conjunta com o presidente da comissão, George Jardim (PSDB), e o titular, Edson Chiquini (PSD). “Atualmente, apenas 78% da população é atendida. Os bairros mais desassistidos são Cabiúnas, Lagomar e São José do Barreto”, informou Iza.
A comissão constatou que é necessária intervenção do poder público para garantir o atendimento de todos os moradores da cidade e o cumprimento das metas estabelecidas pelo Marco Regulatório do Saneamento De acordo com Iza, o município tem até março de 2022 para incluir as metas de universalização do fornecimento de água potável e esgotamento sanitário, prevista na Lei Federal 14.026/2020.
Agilidade pode evitar perda de verbas públicas
Após uma ampla investigação, os vereadores concluíram, por meio de relatório, que a infraestrutura da Cedae é deficiente e a empresa não tem capacidade para fazer os investimentos necessários para atender toda a cidade. O documento conclui que o município vai precisar assumir essa tarefa ou abrir concorrência para outras empresas capazes de executar o serviço de abastecimento de água e saneamento na cidade.
“Mas é uma licitação complexa e, em alguns meses, precisaremos cumprir as metas do Marco do Saneamento. Se os gestores não se anteciparem, Macaé poderá perder verbas ou sofrer sanções do governo federal”, advertiu Iza.
Nova concessão da água
O presidente do Legislativo, Cesinha (Pros), sugeriu que a comissão temporária permaneça em atuação em 2022 para acompanhar esse processo. “Precisamos retirar a Cedae daqui e dar uma resposta para quem continua sem água e esgoto tratado.” Ele criticou o fato de apenas a área mais nobre da cidade ter acesso ao serviço e demonstrou preocupação com o destino dos funcionários da Cedae.
Ao final do debate, Cesinha informou que foi publicado pelo Executivo, na data de hoje, um chamamento público para a realização de estudos que vão orientar a nova concessão da água. “E o prefeito já sinalizou que a vencedora da licitação deve apresentar solução para o desabastecimento da região norte da cidade”, acrescentou.

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.