Na última semana do ano, Câmara mantém vetos do prefeito

Executivo apontou inconstitucionalidades em projetos dos vereadores

Com ampla maioria, a Câmara de Macaé manteve vetos do prefeito Welberth Rezende (Cidadania), na última sessão do ano, que foi realizada nesta quarta-feira (22). Apesar das defesas dos autores, o novo líder do governo, Luciano Diniz (Cidadania), orientou a bancada durante as votações, com a justificativa de inconstitucionalidades apontadas pela Procuradoria do Executivo.
Por 12 votos a 2, o Legislativo confirmou o veto ao Projeto de Lei (PL) 123/2021, de Iza Vicente (Rede), que tornava obrigatória a divulgação da lista de espera para consultas, exames e cirurgias na rede municipal de saúde.
“Fico triste e não concordo, uma vez que o STF já declarou a lei como constitucional. A gente sabe que a saúde de Macaé está agonizando, até mesmo antes da pandemia. O que buscamos é garantir o princípio da publicidade, preservando a identidade dos pacientes”, disse Iza.
Na sequência, retornou à pauta o veto ao PL 126/2021, de Paulo Paes (DEM), sobre o reajuste anual dos servidores da prefeitura. Na sessão do dia anterior, os parlamentares aprovaram a retirada para que Luciano Diniz buscasse acordo com o Executivo, que manteve o posicionamento. Assim, a rejeição da proposta foi confirmada por 8 votos a favor e 3 contrários, além de uma abstenção.
Vetos parciais
Sancionada no dia 16 de dezembro, a Lei 4.836/2021, dos autores Rafael Amorim (PDT) e Iza, recebeu vetos parciais que a maioria manteve por 10 votos a 3. Eles propuseram a criação do Programa Municipal de Coleta Seletiva de Lixo. “Apresentamos um projeto que não gera despesas. Ao longo do mandato, queremos aprimorar algo que já deveria existir há muitos anos”, acrescentou.
 
Fiscalização do GNV
Nesta semana, entrou em vigor a Lei 4.834/2021, de Rond Macaé (Patriota), que proíbe o abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV) aos motoristas que não apresentarem o selo garantidor de uso. Hoje, o autor apresentou uma proposta para acrescentar o prazo de 90 dias até que a cobrança do documento se torne obrigatória. Todos os presentes votaram a favor da medida.
Executivo
Presente no plenário, Welberth foi convidado a discursar e elogiou a atuação do Legislativo ao longo de 2021. “Agradeço muito a parceria que construímos. Sempre falo da postura republicana da Câmara em todos os lugares que passo porque sei que ninguém faz nada sozinho. Depois de dois anos muito difíceis por conta da pandemia, a esperança começa a voltar e a população macaense pode ter a certeza de que avançaremos.”

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.