Na próxima semana, o governo municipal abre consulta para que a população opine sobre o transporte público de Macaé. Por isso, a Comissão de Transporte e Urbanismo da Câmara reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (11), para discutir propostas e desafios do processo licitatório que virá. A atual concessão pública, que é administrada pela SIT, tem contrato em vigência até 2025.
Esteve presente na reunião o coordenador geral de Transporte, Luiz Carlos Moreira. Ele disse que a prioridade está em melhorar o serviço e oferecer mais qualidade aos passageiros além de novas linhas e ferramentas tecnológicas. “Por lei, o governo é obrigado a fazer uma audiência pública, e queremos contar com a participação efetiva das pessoas e de forma transparente em todas as etapas do processo.”
O vereador Amaro Luiz (PRTB), presidente da Comissão, afirmou que o atual governo está “engessado”, uma vez que o vínculo entre o Executivo e a SIT foi firmado em gestões passadas. “Contratos longos como esse só prejudicam o povo. Espero que essa consulta seja o primeiro passo a fim de que tenhamos melhoras para os passageiros”.
Iza Vicente (Rede), relatora, Edson Chiquini (PSD), titular, e Luiz Matos (Republicanos), suplente, citaram exemplos de cidades que possuem um transporte público bem avaliado pelos usuários. Eles ainda sugeriram que o Executivo tenha um olhar especial para a Serra, região com registros diários de problemas, como atraso, lotação e poucas linhas de ônibus.
A Consulta
O Executivo fará consulta pública presencial entre segunda-feira (14) e sexta-feira (18), das 8h às 17h, na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, que fica localizada na Rua Euzébio de Queiroz, nº 678 A, Centro.
Os vereadores pediram garantias de uma participação mais ampla e não somente limitado a um espaço físico. Em resposta, Luiz Carlos informou que também será disponibilizada uma consulta pela internet e com ações nas redes sociais do governo com o link para o questionário.