Legislativo ouve diretor sobre fila de exames no Dona Alba

Foto:Ivana Gravina

Marlone disse que a lista de espera foi reduzida em 10 mil pacientes

A Câmara de Macaé recebeu nesta terça-feira (22) o diretor do Centro de Especialidades Dona Alba, Marlone Carvalho. O principal assunto foi a longa fila para exames. Ele disse que são solicitados 3 mil mensalmente, devido a um acúmulo ainda do governo passado, e que são realizados 2,5 mil. “Nosso objetivo é zerar essa demanda a mais.”

Para atingir esse objetivo, o Dona Alba vai fazer um mutirão para recadastrar os usuários que estão na lista de espera, cerca de 16 mil. Segundo Marlone, o número era de 26 mil e foi reduzido com a retirada de pessoas que, por diferentes motivos, não precisam mais do procedimento. “O número também caiu graças à aquisição de equipamentos e contratação de profissionais”.

Alguns pontos da fala do médico foram comentados por Amaro Luiz (PRTB). “Fiquei impressionado que vocês estejam atendendo solicitações de 2019 e que 25% dos agendados faltem aos exames. Certamente, muitos morreram ou desistiram”.

Paulo Paes (Democratas) lembrou de um paciente que esperou mais de dois anos por um teste, que por não ser feito, impediu o diagnóstico. “A situação foi resolvida já na gestão atual, mas era um caso de autismo que se agravou por falta de tratamento”.

Transparência

Iza Vicente (Rede) lembrou que há um projeto de sua autoria, vetado pelo Executivo, no sentido de dar transparência à lista de espera: colocá-la na internet. Por meio de um código, para preservar a privacidade, o paciente sabe quantos devem ser atendidos antes dele. “Pessoas morrem nessas filas. E nós temos os recursos para resolver, inclusive, com um grande crescimento na arrecadação”.

Uma visita a unidades de saúde em São Paulo motivou o comentário de Reginaldo do Hospital (Podemos). “Devemos aprender com quem é referência. Lá, cada médico deve fazer um número determinado de atendimentos por dia. Quando falta um paciente, alguém que não estava agendado é contatado para comparecer”.

Edson Chiquini (PSD) sugeriu priorizar os macaenses no atendimento, mas Marlone explicou que o padrão SUS não permite, pois é um sistema nacional. O presidente Cesinha (Pros) afirmou: “Temos muita esperança no novo modelo de saúde que o prefeito Welberth Rezende está articulando e que terá o apoio desta Casa”.

Marlone Carvalho foi convidado pelo vereador Paulista (Podemos).

Jornalista: Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.