Em pouco mais de dois meses, as ações voltadas para a promoção da saúde do servidor da Câmara Municipal de Macaé já demonstram excelentes resultados. Desde que foram iniciadas, em abril de 2025, nagestão do presidente Alan Mansur (Cidadania), mais de 230 trabalhadores foram atendidos com exames de radiografia total de abdômen, ultrassonografia, preventivo de colo de útero, glicemia capilar, aferição de pressão arterial e aplicação de vacina contra a gripe.
A proposta vai muito além de evitar afastamentos por motivo de doença, é cuidar do funcionário de modo integral, a fim de promover a sua saúde física e mental dentro e fora do ambiente de trabalho. “Nosso objetivo é promover ainda mais a importância dos cuidados preventivos, pois isso resulta em mais qualidade de vida para os servidores. Agradeço aos profissionais envolvidos nas ações e também ao governo municipal pela parceria com o Legislativo”, disse Alan.
Salvando Vidas
A assessora parlamentar Danúbia Marinalva da Silva, de 29 anos, é um exemplo da eficácia das ações realizadas pelo Setor Médico da Casa e Comissão de Promoção da Saúde e Bem-Estar do Servidor do Legislativo, criada na atual gestão. Ela recebeu um diagnóstico de cálculo renal (pedra nos rins), após realizar uma radiografia de abdômen. Em seguida, foi encaminhada ao Hospital Público de Macaé (HPM), onde recebeu um atendimento de urgência que salvou a sua vida.
O exame foi feito na unidade móvel de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde do município, que atendeu os servidores doLegislativo por ocasião do Dia Mundial da Saúde (7 de abril). A realização desse e de outros exames foi possível graças a uma parceria entre os dois poderes, que somam esforços para ampliar a assistência à população macaense.
A assessora parlamentar relata que fez mais alguns exames no HPM. Na sequência, passou por uma cirurgia para colocar um cateter. “O médico que me atendeu disse que eu estava a ponto de perder os dois rins. Se não fosse o exame que eu fiz na Câmara, eu não teria descoberto o problema a tempo de impedir que algo pior acontecesse”.
Por não ter sentido dor ou qualquer outro sintoma, tampouco ter histórico da doença na família, Danúbia afirma que não teria buscado atendimento por conta própria. “Não tinha como imaginar que algo assim estava prestes a me acontecer. Fiz um exame de prevenção no local de trabalho e saí direto para a emergência”, explicou.
Saúde em foco
Mas a assessora parlamentar não foi a única trabalhadora encaminhada para atendimento médico após a triagem dos profissionais de saúde no Legislativo. Outros casos também demandam acompanhamento de um especialista. Cerca de 40% dos atendidos apresentaram algum tipo de alteração na glicemia, pressão arterial, abdômen ou colo de útero. Situações desse tipo, de forma isolada, ou associada a alguma comorbidade – como obesidade, diabetes, hipertensão ou outra condição de saúde adversa – exigem atenção e cuidados especiais.
Essa é a realidade de dois em cada cinco servidores, que, segundo a enfermeira da Casa, Ana Carolina Badini, acompanha a média da população que sofre com alguma doença crônica não transmissível (DCNT). “Os dados de atendimento refletem a média nacional. E vale lembrar que mais de 50% dos óbitos no país são causados pelo agravamento de alguma DCNT”.
Ana Carolina destacou que alguns servidores já sabiam que eram portadores de alguma DCNT. Porém, outros desconheciam a sua atual condição de saúde e, por isso, foram encaminhados para investigação. “É preciso se manter atento, pois quem está saudável hoje, pode vir a desenvolver doenças amanhã devido a alimentação inadequada, a ociosidade, o estresse e outros fatores de risco”, justificou.
Próxima etapa
Além de exames e disponibilização da vacina contra a gripe, foi aplicado um questionário para conhecer melhor a condição de saúde dos servidores. A ideia é que o Setor Médico da Casa, em conjunto com a Comissão de Promoção da Saúde e Bem-Estar do Servidor do Legislativo, possa planejar as ações posteriores de forma ainda mais assertiva. “O próximo passo deve ser a vacinação de rotina para completar o cronograma de imunização dos servidores”. A ação ainda não tem data definida.