Dentre as propostas aprovadas na sessão desta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Macaé, destaca-se o Projeto de Lei (PL) 98/2025, do vereador Ricardo Salgado (MDB). A proposição proíbe expressamente a promoção de apologia ao crime organizado, ao uso de drogas e à violência de qualquer natureza contra a mulher em shows musicais e eventos abertos ao público infanto-juvenil na cidade. O PL recebeu 12 votos favoráveis e nenhum contrário. Agora, segue para a sanção ou veto do prefeito Welberth Rezende (Cidadania).
De acordo com o autor da legislação, a intenção é colaborar com a segurança pública municipal. “Acho que isso começa pela educação e chegou a hora desta Casa e a prefeitura enviarem um recado claro através da permissão – ou não – dos shows que são realizados na cidade. O poder público não pode ser conivente com isso. Precisamos ser exemplo para a sociedade”, defendeu Salgado.
Amaro Luiz apoiou o PL e pediu a fiscalização do seu cumprimento quando tornar-se lei – após a possível sanção pelo Executivo. Ele criticou a apologia à ao sexo e drogas que, segundo ele, são comuns em eventos públicos e shows musicais realizados na cidade. “Precisamos moralizar isso para promovermos, de fato, a cultura e não a baderna”, declarou.