Pular para o conteúdo

Falta de infraestrutura é o tema principal da Câmara Itinerante do Barreto

[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]
 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">Moradores denuciam que o bairro sofre com a falta de obras básicas de infraestrutura.</span>

O Barreto existe há cerca de 60 anos e acompanhou de perto a expansão da indústria do petróleo na cidade, recebendo obras de grande porte, como o Centro de Convenções e diversas empresas. Mesmo assim, o bairro sofre com a falta de obras básicas de infraestrutura. Este foi o consenso dos moradores que participaram da Câmara Itinerante, na manhã deste sábado (28), por solicitação do vereador Júlio César de Barros (PPL), o Julinho do Aeroporto.
 

“Há uma grande descrença com a política e diversas esferas representativas. Por isso, entendemos a falta de uma participação maior do público, mas precisamos manter a motivação em continuar aproximando o governo da população, buscando melhorias”, defendeu o presidente Eduardo Cardoso (PPS).
 

Marcos Leprince, morador do bairro há anos, foi o primeiro a apresentar reivindicações, enumerando problemas de infraestrutura, como a falta de calçamento da orla da praia. “Participamos de diversos encontros e audiências, mas a realidade é que o Barreto é carente em diversas áreas. Enquanto a prefeitura urbaniza lugares mais recentes, nós sequer temos uma área de lazer”, criticou.
 

De acordo com o representante da Secretaria de Obras, Carlos Bruno, o bairro foi loteado no final da década de 50, com regulamentação defasada. “Loteamentos recentes possuem novas regras, o que não é o caso do Barreto, mas levarei o caso aos responsáveis”, disse. Por sugestão de Eduardo Cardoso, será agendado um encontro com o secretário de Obras, com a finalidade de discutir projetos para a localidade.
 

Outra questão levantada pelo presidente da Associação de Moradores, Jorge Luiz, o Teco, está ligada à fiscalização ambiental. “Antes, o Barreto recebia até turistas que frequentavam a praia e movimentavam o comércio, mas a água está ficando poluída”, denunciou.
 

“Esta comunidade possui atividades esportivas de grande relevância e, como a Fesporte está com nova gerência, sugiro que haja uma reunião para encontrarmos alternativas de novos investimentos, pois o esporte é uma grande ferramenta de inclusão social”, acrescentou Julinho.
 

Segurança, problemas com transporte público e mobilidade urbana também foram assuntos debatidos, incluindo o Plano Cicloviário, com a instalação de ciclovias entre o Parque de Tubos e o Lagomar, assunto explicado por Luciano Diniz (PT). Novas edições da Câmara Itinerante serão confirmadas nos próximos dias.

 

Instalação do Porto

Projeto bastante debatido nos últimos anos, a possível instalação de um porto no bairro também foi questionada pelos moradores, que se manifestaram favoráveis ao projeto. “Eu e Maxwell Vaz (SD) fomos até Brasília há poucos dias para acompanharmos o andamento do processo. De acordo com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), documentos que estavam pendentes chegarão já na próxima semana, para que o processo continue”, acrescentou Amaro Luiz (PRB).

 
Jornalista: Júnior Barbosa
 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.