Pular para o conteúdo

Câmara de Macaé aprova orçamento para 2017 com queda de 9%

[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

Município espera arrecadar R$ 1,9 bilhões no ano

Com 134 emendas parlamentares, o Projeto de Lei 19/2016, que define a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2017, foi aprovado na sessão desta quarta-feira (28), na Câmara Municipal de Macaé. Devido a um acordo entre a oposição e a bancada governista, as emendas foram todas aprovadas e votadas em bloco. Apesar do voto favorável dos 16 vereadores presentes, os parlamentares de oposição fizeram ressalvas ao PL, que prevê um orçamento para o próximo ano de R$ 1,9 bilhão.

 

O vereador Igor Sardinha (PRB) destacou que as suas ressalvas ao projeto se devem, principalmente, ao fato de que ele não considera a reforma administrativa e por não contemplar o reajuste salarial dos servidores municipais. “Ainda assim, votei a favor, na esperança de que a população se mobilize para lutar pelo que é justo e conquiste o necessário para a cidade”, disse o vereador, fazendo referência ao remanejamento de grandes proporções que poderá ser feito, caso a reforma administrativa não seja sancionada pelo prefeito.

 

Marcel Silvano (PT) reforçou essa ideia classificando o PL como uma “peça de ficção”, enquanto a reforma administrativa não for promulgada, uma vez que isso possibilitará o remanejamento orçamentário de modo indefinido. “Optei por me concentrar nas emendas impositivas, já que as ordinárias perderam o sentido dentro desse processo. Minhas emendas estão voltadas para a saúde, a educação e a infraestrutura”, esclareceu.

 

De acordo com o vereador Maxwell Vaz (SDD), as seis emendas apresentadas por ele versam sobre infraestrutura, como o alargamento do canal da Av. Fábio Franco e o projeto de macrodrenagem para toda a região do Campo d’Oeste, Visconde, Miramar e Sol y Mar. “Estou repetindo essa emenda impositiva na esperança de que, desta vez, o prefeito olhe pelos moradores dessas localidades, que sofrem com os alagamentos no período de chuva”.

 

Chico Machado (PMDB) também reapresentou emendas impositivas dos anos anteriores, como por exemplo, para o tratamento do sobrepeso e da obesidade mórbida. “Mesmo com o problema afetando 25% da população, não fomos atendidos. No entanto, as reapresento pelo quarto ano consecutivo esperando que o prefeito se abra ao diálogo em 2017, não apenas com os vereadores, mas também com os servidores e a população”.

 

 

 

Jornalista: Adriana Corrêa

 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.