Servidores do ESF cobram inclusão no plano de cargos da prefeitura

De acordo com os profissionais do Estratégia Saúde da Família, há distorções de salário e de carga horária na categoria.

A luta pela valorização dos profissionais do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) ganhou mais um capítulo na noite desta quinta-feira (13), em audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Macaé. Os servidores cobram a inclusão da categoria no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PPCV) da prefeitura, solucionando as distorções de salário e de carga horária.
O ato foi conduzido pelo vereador Welberth Rezende (PPS) e também contou com a participação de representantes da categoria e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Macaé (Sindservi). Os profissionais do ESF são do concurso público de 2012, quando o PCCV já estava em vigor e, por isso, não conseguiram os enquadramentos devidos.
Durante os debates, o vereador ainda reforçou a defesa pela regulamentação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e dos Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) na nova legislação federal.
“A lei assegura um piso-salarial que aumentará gradativamente já a partir de 2019. Além disso, a categoria passou do nível fundamental para o médio técnico e o nosso empenho deve ser voltado para que a prefeitura tome as medidas necessárias”, disse Welberth.
Representante dos agentes, Cláudia Almeida fez uma apresentação sobre as leis e o histórico de lutas da categoria. “Desde 2010, reivindicamos os nossos direitos”, acrescentou. Falando em nome dos profissionais, Luiz Carlos Braga reforçou as críticas. “A realidade é que ainda temos servidores que atuam em um mesmo cargo e com jornada de trabalho semanal até maior, mas ganhando menos por ser do ESF.”
De acordo com o presidente Eduardo Cardoso (PPS), os servidores que atuam na saúde básica deveriam ser os mais valorizados. “Quando fui secretário, lutei para a regularização de todos os agentes. Na época, eles eram contratados como autônomos e passaram a ter carteira assinada. Retornei ao Legislativo com tudo encaminhado para o concurso público”, lembrou.
Nos próximos dias, Welberth articula reuniões com a Procuradoria e com a Secretaria de Saúde. A intenção é buscar resolver todas as pendências no próximo ano, uma vez que as eleições municipais de 2020 limitam mudanças de cargos e vencimentos do serviço público.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.