♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Adolescentes e crianças: aprovado programa contra adultização precoce

Cesinha assinou com Dra. Mayara proposta que combate práticas como exploração da infância e juventude na internet (Foto: Ivana Gravina)

A Câmara de Macaé aprovou nesta terça-feira (14) o Programa Municipal de Proteção Digital da Criança e do Adolescente. O Projeto de Lei (PL) 201/2025 é de autoria de Cesinha (Cidadania) e Dra. Mayara Rezende (Republicanos). “Propomos educação digital, parcerias com plataformas e canais para denúncias de sites que estimulem experiências não adequadas à idade”, disse o vereador.

É uma resposta à preocupação gerada por postagens do influenciador Felca, que resultaram numa legislação federal. O objetivo maior é combater práticas de exploração sexual e adultização, mesmo que disfarçadas de entretenimento ou publicidade. Leandra Lopes (PT) defendeu a necessidade de as famílias e a sociedade questionarem as redes sociais e restringirem as bets (sites de apostas). “Somos favoráveis à tecnologia, desde que regulamentada”.

O presidente Alan Mansur (Cidadania) afirmou: “Às vezes, nossas crianças podem estar sendo vítimas dentro de casa e nós não percebemos”. O tema preocupa Edson Chiquini (Cidadania). Segundo ele, os pais, devido ao trabalho e dificuldades excessivas do cotidiano, não têm tempo de brincar com as crianças. “Elas não soltam mais pipas, nem brincam de pique-esconde ou pique-bandeira”, lamenta.

Amaro Luiz (PV) disse que a tecnologia avançou mais rápido do que a capacidade das famílias lidarem com ela. “Não acompanhamos essa evolução. A partir desse caso (a denúncia de Felca) e da reação do poder público, espero que possamos prevenir danos futuros. As crianças de agora, infelizmente, já foram prejudicadas demais”.

Também serão alvos do programa, sites que incentivem comportamentos mórbidos, como suicídios e homicídios, danos à saúde física, como automutilação, e ofereçam risco à saúde mental, como a autodepreciação e o bullying. Aprovado por unanimidade, o projeto segue para sanção do Executivo. Confira aqui a íntegra da sessão no YouTube.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.