Pular para o conteúdo

Assistência social e educação em debate na Câmara

Entre as medidas, parlamentares defendem fundo contra a pobreza (Foto: Ivana Gravina)
[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

O Legislativo de Macaé aprovou nesta terça (5), entre outras matérias, três requerimentos de Iza Vicente (Rede).  O primeiro solicita ao Executivo informações sobre a viabilidade de reativar o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social como forma de combate à pobreza. “Não estamos conseguindo avançar nos programas sociais”. Segundo ela, os recursos dos royalties devem ser empregados na área social.

Iza afirma que a cidade tem cerca de 10 mil famílias em vulnerabilidade. Além da política de restaurante popular, com promessa de retorno, ela acrescenta que é preciso buscar outras iniciativas como a moeda social e a renda básica. O presidente Cesinha (Pros) apoiou, lembrando a gravidade do problema da fome e a dificuldade que as pessoas estão passando até para comprar gás de cozinha.

Outra proposição apresentada pela vereadora cobra o transporte para a escola da Sociedade de Ensino e Terapia Macaense, conhecida como Sentrinho.  Novamente, Cesinha opinou, afirmando saber do caso de uma criança em Córrego do Ouro que está sem poder estudar. “Já falei sobre isso. O Sentrinho precisa de transporte”.

O terceiro requerimento de Iza que também recebeu votação favorável foi sobre a superlotação nas escolas, pedindo por solução. “Além disso, fiquei sabendo que a creche do Sana vai deixar de funcionar em tempo integral por falta de profissionais”. Cesinha fez um comentário geral sobre o papel dos secretários de governo. “O gestor precisa buscar os profissionais onde for necessário”.

As pautas geraram um debate sobre o desempenho das secretarias de Desenvolvimento Social e da Educação. Também participaram da discussão o líder do governo Luciano Diniz (Cidadania), Tico Jardim (Pros), Paulo Paes (União Brasil) e Luiz Matos (Republicanos). A íntegra pode ser acompanhada abaixo:

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.