Audiência discute políticas públicas para o público LGBTQIA+

O debate aconteceu em ambiente virtual e está disponível na TV Câmara

 Mais do que marcar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a audiência pública realizada na noite desta segunda-feira, 28 de junho, pela Câmara Municipal de Macaé, buscou reunir instituições governamentais, sociedade civil organizada e terceiro setor afim de construir políticas públicas para essa população em Macaé. A convite da vereadora Iza Vicente (Rede), os presentes discutiram LGBTfobia, garantias de direitos, criação de um conselho municipal e legislação específica para atender esse público.
De acordo com a vereadora, mesmo não fazendo parte do segmento, ela resolveu apoiar a luta LGBTQIA+ por ser uma causa justa e que deve estar acima de conveniências. “Sei que eu não precisava entrar nessa pauta, ainda considerada polêmica, mas sinto que devo. Não fazemos apenas o que é confortável, mas o que é necessário”.
O professor e assessor parlamentar Eddie Paiva, que mediou a discussão, complementou: “Você não precisa ser negro para combater o racismo, nem precisa ser gay para lutar contra a homofobia. Porque estamos debatendo direitos humanos, muitas vezes negados a este grupo”. A audiência produziu um compilado de ações que podem melhorar a vida desses cidadãos e, portanto, devem integrar o Plano Municipal de Políticas LGBTQIA+.
Conselho municipal e abrigo para idosos
A coordenadora do Centro de Cidadania LGBTI – Capital 1 (Rio sem LGBTIfobia), Denise França, defendeu que dar visibilidade e criar políticas de inclusão é fundamental não apenas para esses cidadãos, mas visando uma sociedade mais tolerante, que conviva bem com a diversidade e respeite pessoas e modos de vida diferentes. “Para isso, precisamos oferecer informações e assistência específica voltada a esse público e ouvir as suas demandas. E o interior é ainda mais carente nesse sentido”, esclareceu.
Denise ainda chamou a atenção para a necessidade dos municípios do interior terem seu próprio Conselho Municipal de Políticas LGBTQIA+ objetivando receber demandas, denúncias e pensar políticas públicas de forma contínua. “Ele deve ser criado por força de lei e não por decreto. Caso contrário, o funcionamento do conselho fica submetido à vontade do Executivo, que muda periodicamente e pode retroceder na garantia de direitos”. Ela ainda sugeriu um abrigo para pessoas LGBTQIA+ em idade avançada.
Passado homofóbico
O historiador Meynardo Rocha de Carvalho, que hoje atua no Museu do Legislativo, fez um resgate histórico do passado homofóbico de Macaé que, em 1960 pediu o impeachment do então prefeito Eduardo Serrano por ele ser gay. “Serrano foi considerado doente mental e, por isso, incompetente para gerir a cidade por se assumir gay. 60 anos depois, ainda lidamos mal com isso. Pode parecer que essa discussão é sobre políticas públicas para os LGBTQIA+, mas não se trata apenas disso. Estamos falando de democracia, que se firma na diversidade”.
Ações e demandas locais
A coordenadora de Acesso e Gênero da Secretaria de Desenvolvimento Social de Macaé, Tayse Marinho, informou que foi aberto um cadastro este ano para atendimento da população macaense LGBTQIA+. “Durante esse trabalho descobrimos que as principais demandas do grupo são empregabilidade, capacitação e segurança. E muitos encontram-se em situação de vulnerabilidade social”.
Embora tenha havido alguns avanços na representatividade – conquista de uma cadeira no Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) – e no aumento do atendimento ambulatorial, Tayse admite que as conquistas são pouco expressivas diante da demanda. “Por isso estamos criando um grupo intersetorial para pensar ações de inclusão e combate à discriminação. Hoje, a população trans é o principal alvo”. Ela aproveitou para convidar todos a conhecerem e participarem da Semana da Diversidade, que se estende de 28 de junho a 2 de julho na cidade.
Saúde e assistência social
A militante e organizadora da Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Macaé, Fernanda Machado, que realiza um trabalho social voltado a esse público, informou que aumentou bastante o desemprego e, consequentemente, os pedidos por cestas básicas e kits de higiene durante o período da pandemia. “Precisamos buscar parcerias com movimentos sociais, empresas e quem mais puder ajudar”.
O coordenador do Programa Consultório na Rua, Vitor Tavares, também mencionou a busca por atendimento psiquiátrico, sobretudo entre o público jovem. ”É importante que a população saiba que é oferecido esse serviço pelo município”.
A coordenadora do Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM) e responsável pelo consultório LGBTQIA+, Georgia Sardinha, informou que a maioria dos atendimentos de saúde acontecem no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba. “Atualmente temos 34 pessoas sendo atendidas e 20 fazendo hormonioterapia. Oferecemos várias especialidades, mas ainda falta psicologia, fonoaudiologia (para acompanhamento na mudança de voz) e cirurgia plástica, por exemplo”.
A vereadora Iza Vicente ainda se comprometeu em propor uma lei municipal para assegurar o direito ao uso do nome social por qualquer cidadão macaense, além de fazer a revisão do Projeto de Lei 20/2008, com objetivo de punir a homofobia – rejeitado em 2008 pela maioria dos parlamentares.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.