Pular para o conteúdo

Biblioteca do Legislativo recebe três centenas de livros do governo estadual

Espaço funciona na antiga sede da Câmara
[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

[responsivevoice voice=”Brazilian Portuguese Female” buttontext=”Ouvir”]
A Biblioteca Celina Mussi de Oliveira, do Centro Cultural do Legislativo, recebeu gratuitamente, neste mês, 297 livros do Sistema Estadual de Bibliotecas (SEB), da Secretaria do Estado de Cultura. A doação foi obtida após análise criteriosa do órgão. “Precisamos comprovar que tínhamos frequência de visitação e estrutura para receber as obras, entre outras exigências”, informou o coordenador, Maycom Gomes.
História social, artística e cultural do Rio de Janeiro, inovação científica, clima, meio ambiente, política, literatura brasileira e internacional, incluindo romances e jornalismo investigativo estão entre os títulos doados. Segundo Maycon, está em processo outra doação, da Biblioteca Nacional, e solicitações para aquisição, sempre gratuita, junto a editoras e instituições públicas e privadas de todo o país.
Ele disse ainda que a prioridade, nos pedidos, é para publicações sobre história e literatura macaense e da região. “Nosso objetivo é o melhoramento quantitativo e qualitativo do acervo, com ênfase na produção regional”. O acervo atual é de 818 obras.
Celina Mussi de Oliveira (1929-1994)
A professora que dá nome à biblioteca começou a trabalhar na prefeitura de Macaé, na Escola Antônio Curvelo Benjamim, em 1958. Em 1966, ela foi nomeada bibliotecária, assumindo em 1972 a diretoria da Biblioteca Municipal Dr. Télio Barreto, função que exerceu até sua morte.
Participação no Flic Mac
A Biblioteca Celina Mussi de Oliveira montou um estande no Festival de Literatura e Cultura (Flic Mac) que está acontecendo na Cidade Universitária, de 23 a 25 de outubro, das 8h30 às 20h, com o tema “A literatura e a arte como forma de vencer o preconceito”.
Segundo a diretora do Centro Cultural, Maria Ângela Antunes Viana, o objetivo da participação é atrair o público para que conheça o acervo do local, inaugurado no dia 8 de agosto. “Como estamos funcionando há relativamente pouco tempo, muita gente não sabe que a Câmara dispõe de uma biblioteca”.
A visitação está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O endereço é Avenida Rui Barbosa, 197, no Centro. Para visitas guiadas, é necessário agendamento prévio pelos telefones 2772-4268 ou 2772-4885. [/responsivevoice]
 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.