A Câmara de Macaé realiza, no próximo dia 5 de março, em sua sede, o I Fórum Macaé – Requalificar o Centro: Velhos Centros, Novas Soluções. O evento é uma iniciativa da Frente Parlamentar de Fomento ao Desenvolvimento Econômico e Cultural da Região Central. Criada em 2025, a frente visa estudar, discutir e apontar caminhos coletivos para revitalizar a área. Para participar, basta se inscrever gratuitamente aqui.
As ações miram o desenvolvimento econômico e ações culturais que geram mais demandas, como urbanização e segurança, entre outras. Segundo o diretor do Centro Cultural do Legislativo, Meynardo Rocha, a decadência dos centros urbanos é um fenômeno nacional e mundial na atualidade, especialmente, em cidades de grande e médio porte.
O esvaziamento de regiões centrais ocorre devido a processos como a saída de moradores para outras áreas e a falta de planejamento urbano ao longo de décadas. Segundo o presidente da frente, Luciano Diniz (Cidadania), o trabalho articula secretarias municipais e entidades da sociedade para abranger as diversas carências. “Temos ainda vereadores com diferentes características que se complementam, com o propósito de resgatar a vitalidade do nosso Centro”. Além deLuciano, integram o grupo de trabalho Leandra Lopes (PT), Ricardo Salgado (MDB) e Manu Rezende (MDB).
Presidente da Câmara, Alan Mansur (Cidadania), acrescenta que o objetivo do fórum é promover o debate sobre o tema, envolvendo grandes especialistas. “Queremos estudar exemplos concretos que vêm se realizando no Brasil, e buscar soluções de acordo com a nossa realidade, a fim de construir a Macaé que desejamos para o futuro”.
Fórum Macaé Requalificar o Centro
Data: 05/03/2026 (quinta-feira)
Horário: 8h30 às 13h
Local: Câmara Municipal de Macaé
Endereço: Avenida Antônio Abreu, 1805 – Horto
Inscrições gratuitas via: Sympla