Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Câmara discute propostas para a revitalização do comércio local

No início da noite desta quinta-feira (7), a Câmara Municipal foi o centro de discussões e propostas para fomentar a economia local, valorizar o varejista e superar a atual crise econômica. Em parceria com o Legislativo, aconteceu o Microfórum Rio+Varejo 2017, com a presença de vereadores, de representantes do Executivo e de micro e pequenos empresários.
O encontro foi conduzido pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Luis Fragoso, e pelo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL-RJ), Marcelo Mérida. Durante o ciclo de palestras, foram divulgados dados que indicam a retomada do crescimento do setor, também impulsionada pelos investimentos da área petrolífera.
Para Welberth Rezende (PPS), a iniciativa é de grande importância para Macaé. “Precisamos discutir e apontar as direções corretas. Eu fui um dos vereadores que assinou o requerimento para que o evento acontecesse nesta Casa porque sei que esta é uma agenda muito positiva. A Câmara estará sempre de braços abertos para o setor varejista”, disse.
As dificuldades que o setor enfrenta também foram apresentadas pelo vereador Márcio Bittencourt (PMDB). “Sou de família varejista e sei o quanto o comércio mudou nos últimos anos. O momento é muito difícil e o pequeno empresário está desanimado, mas temos que fortalecer as nossas cooperativas e buscar soluções que valorizem quem produz e emprega na cidade”, acrescentou.
Já para Marvel Maillet (Rede), o momento também deve ser visto como oportunidade para diversificação da economia. “O petróleo é muito discutido, mas acho fundamental pensarmos em alternativas. Sonho em ver Macaé como a capital nacional da energia. O meu mandato tem esse objetivo”, pontuou.
Antes do encerramento do encontro, uma carta de compromisso para a instalação do Fórum Permanente Rio+Varejo foi assinada pelas autoridades e o município recebeu o título de Cidade Parceira do Varejo.
Os números
Um dos palestrantes da noite foi o economista Ranulfo Vidigal. Para o especialista, os números são positivos. “Atualmente, Macaé é o 5º PIB do estado e o 36º do país. Em outubro, a revista Exame publicou o estudo que mostrou a cidade em 21º lugar entre as 100 melhores para se investir. Esses dados nos mostram que podemos superar esta crise”, divulgou.
De acordo com o material apresentado por Ranulfo, o varejo local representa 10,6% dos empregos, o que significa 14.650 postos de trabalho espalhados em 3.255 empresas registradas. Outro dado expressivo é que, em média, R$ 11,9 bilhões em negócios circulam na cidade anualmente. Somente com o setor varejista, a prefeitura arrecadou 3,66% a mais em ICMS até o mês de setembro, ou seja, houve crescimento no setor e consequente retorno para os cofres públicos.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.