Câmara quer apuração das causas do incêndio na Lagoa de Imboassica

Pedido foi feito por Iza Vicente e aprovado pelos demais vereadores (Foto: Tiago Ferreira)

Um requerimento da vereadora Iza Vicente (Rede) trouxe de volta ao plenário a discussão sobre a proteção do ecossistema da Lagoa de Imboassica. O pedido de apuração das causas de um recente incêndio na vegetação do entorno foi aprovado na sessão desta terça-feira (2), na Câmara Municipal de Macaé.

De acordo com a parlamentar, o fogo levou horas para ser contido no período da manhã do dia 22 de março. O problema, que afeta diretamente os municípios de Macaé e Rio das Ostras, é de responsabilidade do governo do estado e Instituto Estadual do Ambiente – Inea.

Iza, que faz parte da Comissão de Despoluição da Lagoa de Imboassica, pediu a reunião de esforços nesse sentido. “É importante apurar as causas do incêndio. Embora os bombeiros tenham prestado toda assistência, eles não possuem a estrutura necessária, como barcos, por exemplo”. Ela ainda frisou a necessidade de legislação específica e pessoal treinado para proteger toda a área.

Rafael Amorim (PDT) acrescentou a proteção da fauna como preocupação. Ele informou que vem fazendo emendas impositivas desde 2021 para o projeto de cercamento do trecho mais crítico da Lagoa de Imboassica – próximo à rodovia – devido ao risco de acidentes.

Professor Michel (Patriota) destacou a importância de olhar para toda a costa. “Não devemos nos preocupar apenas com esse ecossistema. São vários segmentos na nossa orla com particularidades e necessidades diversas. Por esse motivo é preciso agilizar o Plano de Gerenciamento Costeiro, que vai prever inclusive ações para esses casos emergenciais”.

Produtividade para os fiscais

Ainda foram aprovados dois projetos de lei (PL) do Executivo para garantir a incorporação da produtividade dos fiscais do município com fins de aposentadoria. Eles tramitaram em regime de urgência, a fim de cumprir os prazos em ano eleitoral. Ao todo, a proposta recebeu 13 votos favoráveis e nenhum contrário.

O presidente do Legislativo, Cesinha (Solidariedade), destacou o papel das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Finanças e Orçamento da Câmara para que os PLs fossem aprovados. “São 200 e poucos fiscais que tiveram esse direito reconhecido graças aos esforços de procuradores e parlamentares”. É um passo importante, mas ainda é preciso olhar a questão da isonomia mais adiante”, acrescentou Paulo Paes (União Brasil).

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.