Câmara realiza sessão solene pelo Dia do Soldado

Proposta e presidida pelo vereador Welberth Rezende (PPS), a sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (30), na Câmara Municipal de Macaé, homenageou os soldados pelo seu dia – 25 de agosto – e todos os que atuam na defesa da pátria e dos cidadãos.
Na ocasião, foram entregues seis moções de aplausos e um título de mérito municipal para militares do Exército que se destacaram por sua atuação na cidade. “Muito mais que uma placa, essa homenagem é um agradecimento e um reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade”, esclareceu Welberth.
O comandante do Forte Marechal Hermes, Major Rodrigo Bezerra Calado, lembrou a história do Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, e da construção do Forte Marechal Hermes, que se iniciou em 1613. “A história de Macaé se confunde com a do Forte. Mas, ao longo dessa trajetória, o propósito se mantém o mesmo: atuar na garantia da lei, da ordem e do desenvolvimento nacional”.
A representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Macaé, Aline Narezzi, destacou a importância dos valores e princípios ensinados dentro das Forças Armadas. “Os soldados abrem mão dos seus próprios interesses para servir e proteger a nação e transmitem valores que são exemplos para as crianças e para toda a sociedade, tais como disciplina, respeito e solidariedade”.
Já o superintendente da Infraero em Macaé, João Pedro Romano, que serviu o Exército por seis anos, disse que leva consigo os ensinamentos que aprendeu nesse período. “Disciplina e hierarquia aprendi quando servi o Exército e me foram muito úteis na vida. Parabenizo todos os soldados e militares que contribuem para o progresso do país”.
Por fim, o corregedor da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Edilson Santana, falou da emoção de participar deste momento enquanto soldado das Forças Armadas e representante da Guarda Municipal. “Tenho orgulho de ser soldado e serei sempre soldado. Há 17 anos ingressei no Exército, escola de civismo e berço de líderes, e assim busco atuar em Macaé nos últimos 13 anos”.
Homenageados
O Tenente-Coronel Edmilson Jório, que já foi subsecretário de Planejamento em 2006, coordenador-geral do Gabinete de Gestão Integrada Municipal em 2013 e secretário Municipal de Ordem Pública de 2013 a 2015, recebeu o título de mérito municipal por seu bom desempenho e serviços prestados à sociedade macaense. “Este título é um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito nos últimos 10 anos. Mas eu não fiz nada sozinho, minha equipe é a grande responsável por esta conquista”, declarou.
Outros militares do Exército Brasileiro receberam moções de aplausos. São eles:

  • 2º Sargento Marco Antônio Chagas
  • 3º Sargento Vinícius Pereira Marins
  • Cabo Rafael Reis da Silva
  • Cabo Márcio Vilas Boas Júnior
  • Cabo Bernardo Justino

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.