Pular para o conteúdo
♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Câncer de mama: Cidade precisa ampliar atendimentos

Além da compra de um mamógrafo digital, vereadores apontam necessidades na rede de assistência. Em continuidade aos debates sobre a prevenção e o tratamento.

Em continuidade aos debates sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama, a Câmara Municipal de Macaé realizou uma audiência pública na noite desta segunda-feira (29). Além de reforçar os pedidos para que a prefeitura agilize a compra de um mamógrafo digital, os presentes defenderam que a rede de prevenção e de tratamento da doença precisa ser ampliada. Marvel Maillet (Rede) conduziu o encontro motivado pela campanha Outubro Rosa.
A audiência contou com a participação do presidente, Eduardo Cardoso (PPS), além de Maxwell Vaz (SD), do médico do Hospital São João Batista, Sávio Mussi, do representante do Conselho Municipal de Saúde, Anderson Ribeiro, e de integrantes do Renascer da Costa do Sul. O grupo surgiu com a união de mulheres que se conheceram durante o tratamento da doença. Segundo dados do governo federal, 60 mil casos de câncer de mama devem ser diagnosticados somente neste ano.
Marvel lembrou que, por uma pane elétrica, o mamógrafo que realizava exames na rede pública parou de funcionar em 2015. Desde então, a prefeitura passou a contratar clínicas particulares para a realização dos exames. “Já era para a cidade ter recebido um novo equipamento, mas o Ministério da Saúde não liberou a compra porque o governo não comunicou a baixa do que ficou inutilizado.”
Para Maxwell, mesmo após a prefeitura ter divulgado edital para a aquisição de um mamógrafo, o Legislativo deve seguir mobilizado. “O processo foi liberado após anos de cobrança desta Casa. Vamos acompanhar até que o aparelho chegue e esteja em operação”, frisou.
Segundo Eduardo Cardoso, Macaé chegou a ter quatro mamógrafos, com um atendendo à Região Serrana, outro no Núcleo de Apoio à Mulher e à Criança (Nuamc) e dois na Casa de Caridade. “Não faltava exame na cidade. Mesmo assim, é preciso ressaltar que não podemos abrir mão de uma rede eficiente de prevenção e de diagnóstico inicial. Hoje, há poucos ginecologistas para atender à demanda de pacientes”, acrescentou.
O caminho até o tratamento
A fala de Eduardo foi reforçada por uma das líderes do Renascer, Edileia Vilasboas. Ela foi diagnosticada com câncer em 2014, depois de recorrer a atendimentos na rede privada após aguardar por muito tempo a agenda do SUS. “Não conseguia marcar consultas com ginecologista e nem com mastologista. Eu tive como pagar clínicas particulares e fiz a biópsia no serviço particular, mas não são todas que têm as mesmas condições”, lamentou.
O médico Sávio Mussi disse que o número de casos está crescendo na cidade. Desde 2016, o número de mulheres em tratamento saltou de 74 para 106. “Ter um mamógrafo é um primeiro passo, mas a atual estrutura precisa de uma série de investimentos e espero que os gestores da saúde olhem com mais atenção para a assistência oncológica”, disse.
Fiscalização dos exames
Na sessão desta terça-feira (30), a Câmara aprovou dois requerimentos de Maxwell para que a prefeitura encaminhe a relação nominal de todas as mulheres que realizaram o exame de mamografia no mês de outubro. O vereador também pede que o Executivo envie a cópia do contrato firmado com a clínica prestadora do serviço particular.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.