CCJ vai elaborar proposta para regular as mudanças na previdência dos servidores de Macaé

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px;">Sindiserv pediu à CCJ que estude um modo de incluir também os servidores no processo de tomada de decisão.</span>


A Comissão Parlamentar de Constituição, Justiça, Redação e Garantias Fundamentais (CCJ) da Câmara Municipal de Macaé se reuniu, nesta quinta-feira (1º), para avaliar o Projeto de Lei 11/2015, de autoria do Poder Executivo. A proposta do prefeito Aluízio Santos Júnior (PMDB) é regulamentar que as alterações na previdência dos servidores municipais sejam feitas por meio de decreto do Executivo.
 
A alteração ao Projeto de Lei Complementar 204/2012, apresentada pelo prefeito, ainda propõe ampliar o número de integrantes do comitê que participa das decisões sobre a previdência dos servidores efetivos municipais e tornar a indicação dos seus membros privativa do Executivo.
 
Na ocasião, os vereadores Chico Machado (presidente da CCJ) e Maxwell Vaz (relator da CCJ) ouviram os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Macaé (Sindiserv) e do Instituto de Previdência Social do Município de Macaé (MacaePrev), que se manifestaram contrários à proposta do prefeito, uma vez que o comitê não teria representatividade dos servidores e das demais instituições envolvidas.
 
Atualmente, o comitê possui três membros, indicados pelo Executivo, Legislativo e MacaePrev – um representante de cada. De acordo com o PL 11/2015, o número de integrantes passaria para seis, mas todos eles seriam indicados exclusivamente pelo prefeito. “Isso fere o princípio da paridade, exigido pela portaria 440 do Ministério da Previdência”, ponderou o diretor financeiro da MacaePrev, José Eduardo Guinâncio.
 
Já a presidente do Sindiserv, Rose Mary Gomes, pediu à CCJ que estude uma alternativa ao PL 11/2015, de modo que os servidores também sejam incluídos nos processos de tomada de decisão. “Hoje, os servidores não têm representação no comitê e tampouco terão, caso a proposta do prefeito seja aprovada”, argumentou.
 
Para o presidente da CCJ, essa é uma questão séria e precisa ser analisada com atenção. “Estamos discutindo o futuro de aproximadamente 15 mil servidores do município, que sentirão os reflexos dessas mudanças daqui a 15 ou 20 anos”, enfatizou Chico.
 
Segundo Maxwell Vaz, a CCJ vai elaborar um projeto substitutivo ao PL 11/2015 e convidar a liderança do governo, o procurador geral do município, um representante do Sindserv e da MacaePrev para apresentar a nova proposta. “A ideia é corrigir as arbitrariedades e cumprir, integralmente, as exigências do Ministério da Previdência e da Lei de Responsabilidade Fiscal, de modo a conciliar os interesses de todos os envolvidos”, destacou o relator.

&nbsp;

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.