Confira destaques da sessão desta quarta-feira (20)

Defesa da mulher, urbanismo e segurança estiveram na pauta do dia

Moradia para vítimas de violência
Por unanimidade, o plenário aprovou o Projeto de Lei (PL) 107/2021, do presidente Cesinha (Pros) e coautoria de Iza Vicente (Rede). Os parlamentares buscam assegurar que mulheres vítimas de violência doméstica tenham prioridade na aquisição de imóveis que sejam de programas habitacionais de Macaé.
“É nossa responsabilidade lutar pela segurança das macaenses. Este PL tem grande relevância, pois muitas mulheres não conseguem sair de um relacionamento abusivo pela dificuldade em conseguir um novo lar”, defendeu Cesinha. A proposta segue para sanção ou veto do prefeito Welberth Rezende (Cidadania).
Simplificação nos processos
Por unanimidade, o Executivo obteve a aprovação do PL 005/2021, que institui normas para o licenciamento de projetos de arquitetura para obras no território municipal. De acordo com o governo, a proposta agiliza os processos sem gerar riscos.
Animais e fogos de artifício
A Câmara encaminhou para sanção o PL 049/2021, de Rafael Amorim (PDT), com o objetivo de proibir o comércio e a queima de fogos de artifício que produzam barulho, mas o Executivo vetou integralmente a medida. Após apresentação da justificativa, 14 vereadores optaram pela manutenção do veto, incluindo o autor. Iza Vicente foi o único voto contrário
Sinalização
Tico Jardim (Pros) contou com apoios dos demais vereadores para encaminhar ofício à Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ). O objetivo é que a estrada da RJ-162 seja melhor sinalizada entre a Ponte do Baião e o limite com Trajano de Moraes. “Hoje, o motorista não tem referência de localização por falta de placas.”
Obras na Barra
Alan Mansur (Cidadania) voltou a cobrar do governo informações sobre as obras na rede de esgoto na Barra de Macaé. O vereador solicitou, por requerimento, um relatório com o cronograma e os prazos para as substituições das manilhas do bairro.
Mais segurança
O Legislativo ainda aprovou um requerimento de José Prestes (PTB) direcionado ao 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM). De acordo com o autor, há uma crescente onda de violência no bairro Granja dos Cavaleiros, especialmente na rua Alameda do Bosque, fazendo com que haja a necessidade de um maior policiamento na área.
 
 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.