Pular para o conteúdo

Degradação do Rio Macaé em debate no Legislativo

[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]
 <span style="font-size:14px;"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;">Rio Macaé: poluição, mau uso, omissão do poder público e seca comprometem o abastecimento.</span></span>

Ao votarem o Projeto de Lei do Eco IPTU, que beneficiará quem fizer uso sustentável da água, os parlamentares debateram a degradação do Rio Macaé nesta quarta-feira (14), na Câmara Municipal. O projeto foi aprovado com 12 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção (clique aqui para ler a matéria). O autor da proposta, Igor Sardinha (PRB), havia começado sua argumentação falando da grave situação do Rio Macaé, “nosso principal recurso hídrico”, e da cultura de desperdício de água, na qual muitas pessoas ainda utilizam o líquido para lavar calçadas e carros, sem a menor consciência da necessidade de economizar.
 

Maxwell Vaz (SD) lembrou do requerimento que fez aos prefeitos dos demais municípios banhados pelo rio – Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Nova Friburgo – para que informassem o que estão fazendo para a preservação do rio. “Peço à Mesa um reforço para o envio dessas solicitações, não para os chefes de gabinetes, mas para os prefeitos, que são os representantes das cidades no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé”.
 

Nilton César (PROS), o Cesinha, observou que o mau estado do Rio Macaé se revela na captação feita pela Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae). “A Cedae capta mais areia do que água. É preciso fazer o saneamento do Rio de cima para baixo. Estive na Serra recentemente e vi um córrego… No passado era um pequeno rio, hoje é uma vala de esgoto”, lamentou.
 

Já o vereador José Prestes (PV), morador da Serra Macaense, disse que a dragagem do Macaé causou grande degradação também à fauna. “Hoje, não se veem mais capivaras e jacarés no rio. Eu atravessava o rio a cavalo e a água quase cobria o animal. Hoje, é possível passar quase a seco. Só se vê areia”.
 

Luciano Diniz (PT) lembrou que na taxa da Cedae é cobrado um valor para o Fundo Estadual dos Recursos Hídricos. “Esses recursos poderiam ser utilizados para fazer o desassoreamento, além de inibir, perto do rio, construções irregulares, que despejam areia nesses mananciais e, ainda, criações de animais cujos dejetos agravam o problema do esgoto derramado nas águas”. Ele lamentou os entraves para que os recursos do fundo sejam utilizados na bacia do Rio Macaé.
 

Jornalista: Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.