Educação é tema principal nesta terça-feira (17)

Mais um encontro por vídeo conferência acontecerá amanhã (18)

Na primeira sessão após o pleito eleitoral, a Câmara Municipal de Macaé discutiu, por meio de videoconferência, medidas para a rede pública de ensino, com requerimentos aprovados por unanimidade. O primeiro foi de Marcel Silvano (PT), que pede ao Executivo um relatório sobre as adaptações feitas para o ensino por conta da pandemia.
“Precisamos saber a realidade da educação remota ao longo desses meses. Quantas são as crianças que estão conseguindo ter acesso aos conteúdos? Quais alunos estão com dificuldades? Este balanço fortalece o debate e ajudar a entender quais são os próximos passos a serem dados. Espero que a resposta chegue até o final do ano”, disse Marcel.
Em seguida, entrou na pauta a proposta de Luiz Fernando (Cidadania) para que a Escola Maria Magdala, no bairro Imburo, passe a disponibilizar ensino do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Pandemia
Ainda na sessão, Paulo Antunes (PSDB) também conseguiu a aprovação unânime do requerimento que solicita uma possível isenção do IPTU deste ano para os estabelecimentos comerciais que ficaram com as portas fechadas por quatro meses ou mais, em cumprimento aos protocolos de segurança que entraram em vigor para o enfretamento da Covid-19. O parlamentar busca um posicionamento da Secretaria de Fazenda.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.