Informatização dos serviços públicos municipais é debatida na Câmara

Guto (no telão) é autor da proposta. Casa também debateu vacina em profissionais da educação
  A plena informatização dos serviços públicos, proposta ao Executivo pelo líder Guto Garcia (PDT), foi debatida na Câmara de Macaé nesta terça-feira (25). “Precisamos que os médicos possam analisar prontuários e os pacientes marcar consultas online. Na educação, estamos com softwares fora de linha para os quais não há manutenção”, disse o autor do requerimento aprovado.
Devido ao teste positivo para Covid-19 do presidente Cesinha (Pros), a sessão ocorreu em formato híbrido, estando em plenário apenas o 1º vice-presidente, Edson Chiquini (PSD), e o 1º secretário, Professor Michel (Patriota). Os demais vereadores participaram remotamente.
Discutindo a proposição de Guto, Luciano Diniz (Cidadania) citou o caso de Recife, que realizou 480 mil vacinações sem aglomeração, marcadas por aplicativos. Iza Vicente (Rede) afirmou que a Dinamarca tem secretarias voltadas apenas para a digitalização dos serviços públicos. “Apelamos para que a prefeitura faça funcionar o Macaé App. Alguns cidadãos que lançam mão desse meio não têm sido atendidos”, acrescentou.
Edson Chiquini (PSD), que substituiu o presidente, lembrou a vantagem de economizar papel. “O meio ambiente agradece”. Cesinha, por acesso virtual, agradeceu pelas mensagens de solidariedade e reiterou os alertas para que as pessoas protejam-se do vírus.
Vacinação de profissionais da educação
O requerimento de Thales Coutinho (Podemos), sugerindo vacina em pessoas ligadas a portadores de deficiências reacendeu o debate sobre imunização de profissionais da educação. Parlamentares defenderam, que garantidos os agentes da saúde e a população com comorbidade, professores e outros trabalhadores da área deveriam receber já a primeira dose, para sustentar a volta às aulas presenciais. Amaro Luiz (PRTB) apresentou indicação de igual teor.
Tribuna Cidadã
Nesta quarta-feira (25), às 9h, será retomada a Tribuna Cidadã, totalmente online, devido à pandemia. Por acesso remoto, Carmen Lúcia Carvalho, moradora do Assentamento Edson Nogueira, falará sobre reivindicações do MST no local. A assessora jurídica Beatriz Mendonça da Costa também participará. A solicitação foi apresentada por Iza Vicente.
A Tribuna está disponível, mensalmente, aos cidadãos que queiram fazer denúncias, reivindicações e debater temas de interesse da população de Macaé.  

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.