O vereador Cesinha (Cidadania) obteve a aprovação de requerimentos, na sessão desta quarta-feira (10) do Legislativo macaense, cobrando obras no Novo Botafogo, Praia Campista e Morro do Lazareto. “No Novo Botafogo, durante enchentes, a água entra nas casas. Eu e Tico Jardim (Cidadania) estivemos com os secretários de Infraestrutura, Santiago Borges, e de Obras, Felipe Bastos. Já existe um estudo para a macrodrenagem do Novo Botafogo”.
Tico ressaltou que o projeto será a retomada de obras que, segundo ele, foram abandonadas por governos anteriores. “Precisamos dar mais qualidade de vida para a população, tanto do Novo Botafogo, quanto do próprio Botafogo”. O presidente Alan Mansur (Cidadania) apoiou: “A Secretaria de Serviço Públicos começou a realizar um trabalho ali, mas houve um problema na ordem de serviço. Com a atuação de Cesinha e Tico, conseguiremos concluir essas obras”.
Na Praia Campista, Cesinha lembrou que foi colocada rede de esgoto, na Parceria Público Privada (CPP) com a BRK. “Queremos avançar agora com as obras de macrodrenagem e urbanismo”. Já no Morro do Lazareto, as intervenções serão em urbanismo e paisagismo, incluindo a área da linha férrea. “São obras muito importantes também porque é uma das entradas da cidade”.
Qualificação profissional
Dênis Madureira (Republicanos), que já foi secretário de Qualificação Profissional, e Alan Mansur apresentaram requerimento, aprovado na sessão, pedindo formação para operador de máquinas pesadas. “Temos cursos nas áreas offshore e hotelaria, mas existem muitas oportunidades no meio rural, que exigem capacitação na operação de tratores e retroescavadeiras, por exemplo”.
Alan citou um caso que confirma a fala do colega. “Ontem mesmo, fui procurado por um empregador que ofereceu seis vagas para operador de máquinas. E nós não temos mão de obra qualificada para indicar”. Tico Jardim manifestou seu apoio: “Vivo nesse meio de trabalho. As pessoas às vezes têm a experiência, mas não uma certificação que comprove que elas sabem. E não possuem condições de pagar os cursos privados”.