Pular para o conteúdo

No Parque Atlântico, Câmara Itinerante é realizada com grande participação popular

[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]
 <span style="color: rgb(51, 51, 51); font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">O ato contou com expressiva participação popular, além da presença de nove parlamentares.</span>

Em mais um ato de aproximação entre os munícipes e o governo, a Câmara de Macaé realizou, na manhã deste sábado (14), nova edição da Câmara Itinerante, no Parque Atlântico, região compreendida entre os bairros Recanto da Paz e a Vila Badejo. O ato contou com expressiva participação popular, além da presença de nove parlamentares, representantes da prefeitura e sociedade civil organizada.
 
Logo no início, o morador José Bonfim Galvão cobrou o aumento de linhas de ônibus para a área e criticou a ausência de paradas no entorno da rodoviária, obrigando os passageiros a descerem no Terminal Central ou em pontos próximos. De acordo com a Mobilidade Urbana, a área impossibilita instalação de paradas, por conta do grande fluxo de veículos.
 
Maxwell Vaz (SD) e Igor Sardinha (PRB) lembraram que a Câmara já discute há anos projetos para a construção de uma nova rodoviária, pauta de indicações e requerimentos no Legislativo. “A cidade cresceu e o espaço já não suporta mais o movimento. Quem paga o preço é o usuário do transporte público”, acrescentou Igor.
 
“Eu tenho a certeza de que este encontro continuará dando frutos, assim como aconteceu em outros bairros. Não temos o poder de executar, mas continuaremos cobrando e lutando pelos interesses da população”, disse Júlio César de Barros (PPL), o Julinho do Aeroporto, autor do requerimento para a realização da Câmara Itinerante no Parque Atlântico.
 
Assim como nas últimas edições, a violência ganhou destaque no debate. Vagner Santos, morador da Vila Badejo, reclamou da falta de policiamento no bairro. “Há 15 dias, minha filha foi assaltada e tenho conhecimento de vários casos de furto. Sinto falta da presença da Polícia Militar, principalmente nos horários de maior movimento. As ruas são escuras e facilitam os roubos”, criticou.
 
Juntos, os representantes das associações dos moradores dos bairros da região ainda cobraram maior participação do Poder Executivo e apresentaram uma carta de reivindicações listando necessidades básicas, como revitalização de ruas, fiscalização e criação de áreas de espaço de lazer. O presidente Eduardo Cardoso (PPS) lembrou que todos os assuntos debatidos são formalizados em ata oficial que, posteriormente, é encaminhada ao prefeito.
 
Enquanto a Câmara Itinerante acontecia, o Procon prestava atendimentos ao público. O encontro foi transmitido, simultaneamente, pela internet. As datas das próximas edições serão divulgadas em breve.
 
 
Educação e Transporte Social Universitário
 
Apesar de não ser atribuição do município, o Ensino Médio recebeu críticas. Algumas mães alertaram para a ausência de diversos professores na Escola Estadual Jornalista Álvaro Bastos e em outras unidades. Juntamente com o secretário de Educação e vereador licenciado, Guto Garcia, os vereadores se comprometeram a buscar uma audiência pública com a Comissão de Educação da Alerj.
 
Sobre o Ensino Superior, Carolina Alfradique, que utiliza o Transporte Social Universitário (TSU), denunciou ameaças de encerramento do programa. Outros casos também foram relatados por Igor, Luciano Diniz (PT) e Marcel Silvano (PT). Com o objetivo de intermediar um encontro entre os universitários e o órgão responsável pelo TSU, os parlamentares farão contato com a prefeitura.
 
 
Bolsa Atleta
 
Poucos sabem, mas Macaé é o berço de campeões nacionais de Muay Thai. Atletas representam a cidade até fora do país, mas correm risco de não participarem do principal campeonato da categoria, que será realizado em Belém-PA, no final do mês, por falta de pagamento do Bolsa Atleta, programa garantido por lei e de autoria de Maxwell Vaz. 
 
O assunto foi levantado pelo vice-presidente da Federação Estadual de Muay Thai, Diego Andrade. Ao lado de alguns atletas, foi pedido apoio das autoridades em busca de uma solução para o caso. De acordo com Maxwell, neste mês, a Fundação Municipal de Esporte (Fesporte) pagou somente a primeira parcela de 2015. 

Jornalista: Júnior Barbosa
 

 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.