Parlamentares propõem medidas sobre segurança, trânsito, ambiente e inclusão

Bairros como Centro, Aeroporto, Piracema e Imburo deverão ser contemplados em votações futuras (Foto: Tiago Ferreira)

Proposições sobre segurança, trânsito, inclusão e meio ambiente foram lidas na sessão desta terça-feira (29), na Câmara Municipal de Macaé. A leitura das matérias no Grande Expediente é necessária para que elas venham a ser votadas em sessões seguintes. Foram indicações e requerimentos para bairros como Centro, Aeroporto, Piracema e Imburo.

A maioria é de Paulo Paes (Cidadania), como as indicações para faixas de sinalização na Estrada do Imburo, câmeras de monitoramento no Centro e Parque Aeroporto, além de agendamento de carro-pipa na Piracema. O parlamentar sugere também ao Executivo nova linha de ônibus para Virgem Santa, e o projeto de transporte para um arco turístico interligando as atrações de Macaé, do Arquipélago de Santana às cachoeiras da Serra.

Uma das propostas de Iza Vicente (Rede) lidas na sessão foi a reserva do horário do Grande Expediente no dia 19 de novembro para que o Instituto Teia para Desenvolvimento Socioambiental e Cultural apresente seu trabalho. É da parlamentar também a indicação para que o governo realize a Conferência Municipal de Meio Ambiente e Emergências Climáticas.

O presidente Cesinha (Cidadania) faz requerimento para que o Executivo informe à Câmara as adaptações necessárias para acessibilidade a Pessoas com Deficiência (PcD) nas escolas. E Luiz Matos (Cidadania) pede retirada de entulho no Parque Aeroporto.

Ordem do Dia

Na Ordem do Dia, foi aprovado por unanimidade um veto parcial do governo ao Projeto de Lei (PL) 068/202, que cria o Registro Geral de Animais (RGA) com microchipagem, apresentado por Rafael Amorim (Cidadania). O veto deveu-se ao fato de o PL gerar despesa para o município, iniciativa que é de exclusividade do Executivo, conforme estabelece a Lei Orgânica.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.