Parlamento Inter-Regional: vereadores reforçam união e traçam metas

Cesinha, presidente da Câmara de Macaé, está na Mesa Diretora

Em Itaperuna, o Parlamento Inter-Regional do Norte e Noroeste Fluminense avançou mais uma etapa. Nesta sexta-feira (22), ocorreu a posse da Mesa Diretora, além da aprovação do Regimento Interno e das primeiras ações práticas. Presidente do Legislativo de Macaé, Cesinha (Pros) exercerá o cargo de primeiro secretário. Ele esteve presente com os vereadores Edson Chiquini (PSD) e Rond Macaé (Patriota).
O ato foi aberto pelo presidente da Câmara local, Sinei Torresmo (PSC), e conduzido pelo chefe da Câmara de Campos dos Goytacazes, Fábio Ribeiro (PSC), que foi eleito o primeiro presidente do Parlamento. Da vizinha Italva, o presidente Joel Enfermeiro (PSC) completa a Mesa como segundo secretário.
Ao falar sobre os futuros desafios, Cesinha reforçou que o foco deve ser a união em prol do desenvolvimento. “Somos 22 cidades com um mesmo objetivo. Estamos vencendo a pandemia e novas oportunidades não poderão ser desperdiçadas.”
Fábio Ribeiro reforçou o discurso. “Temos nossas particularidades, mas muita coisa em comum. Este esforço não deve ser apenas dos vereadores, mas também dos prefeitos, dos senadores e dos deputados da nossa região.”
Fundo de investimento
Durante a sessão, também foi estabelecido um grupo de trabalho para discutir e acompanhar o Projeto de Lei 1440/2021, que tramita no Congresso, com a participação de Cesinha. O autor da proposta é o ex-deputado federal e atual prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD), que visa criar um fundo de investimentos para amenizar os impactos com a queda nos índices da chuva nas regiões no Norte e Noroeste Fluminense.
Se for aprovada, a lei ainda muda a classificação das duas regiões, que passariam a ser reconhecidas como áreas de semiárido. Desta forma, as cidades podem ter acesso a novos recursos dos governos.
Neste ano, o Congresso criou uma comissão para analisar o tema, com a deputada federal Clarissa Garotinho (Pros-RJ) como presidente, e Felício Laterça (PSL-RJ) na relatoria.
O Parlamento também planeja estabelecer a Procuradoria da Mulher, com função a ser ocupada pela presidente da Câmara de Bom Jesus do Itabapoana, Luciara Amil (Republicanos).
Agenda
Macaé receberá o terceiro encontro do Parlamento Inter-Regional, no dia 26 de novembro, às 14h.
 
 
 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.