♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

PPA é apresentada e população faz questionamentos no Legislativo

Cidadãos reivindicam melhorias durante audiência pública. Foto: Tiago Ferreira.

A audiência pública que discutiu o Plano Plurianual (PPA) da cidade para o período 2026-2029 aconteceu na tarde desta terça-feira (4), na sede da Câmara Municipal de Macaé. Após a contribuição dos cidadãos, o Projeto de Lei (24/2025) segue em tramitação no Legislativo, onde será debatido nas próximas semanas e poderá ser alterado por meio de emendas parlamentares. A votação está prevista para acontecer até o final deste ano.

Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Wagner Motta, o PPA estabelece as metas da gestão a médio prazo, isto é, por um período de quatro anos. “Sua função é auxiliar o planejamento executivo e financeiro nas diversas áreas da administração municipal, garantindo a continuidade dos serviços públicos”, explicou.

O vereador Luciano Diniz (Cidadania), que presidiu o evento, se comprometeu em levar as reivindicações dos cidadãos ao prefeito Welberth Rezende (Cidadania), incluindo as obras recém-inauguradas que já vêm apresentando problemas, conforme relatos populares. “Como presidente da Comissão Parlamentar de Obras, Infraestrutura e Urbanismo, informo que vamos fiscalizar a ETE do Frade e o calçamento no distrito” – que estaria com paralelos soltos. “Se a obra foi mal feita, vamos documentar”, disse. Os vereadores Tico Jardim (Cidadania) e Manu Rezende (MDB), que integram a mesma comissão, apoiaram.

O vice-prefeito Dr. Fabiano Paschoal (MDB) enfatizou que os serviços públicos estão avançando, inclusive na Região Serra. “Um exemplo são as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e a reforma nas praças, campos e quadras esportivas” Ele acrescentou que também está prevista a reforma dos terminais rodoviários e a implementação do projeto de transporte público gratuito para os macaenses cadastrados.

Participação popular

A moradora do Frade Rosane do Nascimento pediu que os programas de governo incluam também os distritos da Serra. “Não temos pré-vestibular social. Precisamos de programas de qualificação profissional para jovens e adultos e iniciativas voltadas à inclusão dos idosos”. A cidadã ainda apontou a falta de veículos para atender os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na localidade.

A moradora do Complexo da Ajuda Sônia Oliveira requisitou intervenção para um prédio público desativado no bairro. Ela ainda mencionou a necessidade de criação de um fundo soberano. Ou seja, uma reserva financeira, feita com os recursos dos royalties do petróleo, para o enfrentamento de crises futuras. A ideia é manter o desenvolvimento econômico e social da cidade quando essa receita for reduzida ou não estiver mais disponível.

Lucimar Cantalice, moradora da Virgem Santa, solicitou a ampliação dos projetos de esporte, cultura e lazer na cidade. Outro participante, identificado como Matheus, sugeriu o pagamento de abono natalino da moeda social Macaíba, tal como fez Maricá.

Uma cidadã que se identificou apenas como Rosana, mencionou a falta de segurança na cidade, principalmente para as mulheres que circulam à noite pelas ruas. “Muitas estão deixando de estudar em horário noturno por medo”. Ela também fez um questionamento sobre a ampliação do tratamento oncológico. “Gostaria de saber até quando os pacientes com câncer, que residem em Macaé, terão que se deslocar para fazer tratamento em outras cidades”.

A audiência pública está disponível na íntegra.

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.