Questionada na Câmara economia alegada pelo governo

Cesinha sustenta que economia sem realização de serviços não é válida.

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, nesta quarta-feira (21), o requerimento de Nilton César Moreira (PROS), o Cesinha, solicitando ao Executivo informações sobre a economia de R$ 180 milhões divulgada pela área de contratos da prefeitura. A proposição gerou debate na Câmara Municipal de Macaé.
O parlamentar considerou que as demandas na cidade são muito grandes e que, portanto, esse valor deveria ter sido investido. “Queremos saber por que foi feita essa economia já que os serviços prestados praticamente cessaram”. Como exemplo de necessidades não atendidas, ele citou a grave deficiência de captação de água na serra macaense.
Maxwell Vaz (SD), líder da oposição, acrescentou que a Comissão de Meio Ambiente da Câmara visitou todas as estações de tratamento de água da Região Serrana e nenhuma atende às condições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Parabenizo Cesinha pelo requerimento. De fato, economizar sem realizar políticas públicas não traz nenhum benefício à população”.
Luiz Fernando Pessanha (Avante) citou, também, como exemplo da ausência de investimentos, a falta de espaço para sepultamentos no cemitério da Serra e ainda problemas no Hospital Público Municipal (HPM). O presidente Eduardo Cardoso (PPS) disse que uma pessoa queixou-se a ele de que não há sequer papel higiênico em quartos do HPM.
Eduardo fez a comparação da administração pública com uma empresa. “O ‘lucro’ dessa grande empresa, que é a prefeitura, tem que ser os serviços públicos. Uma economia à custa desses serviços não faz sentido”.  Marcel Silvano (PT) mencionou o fechamento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Nova Esperança e das Malvinas e as más condições de outras unidades. “A deficiência em políticas sociais é uma das causas da violência”.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.