Rejeitada convocação do secretário de Infraestrutura de Macaé

Após um acalorado debate, seguido de um empate na votação, o pedido para convocar o secretário municipal de Infraestrutura, Célio Chapeta, foi rejeitado na sessão desta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Macaé. O documento que pedia a convocação foi assinado por nove vereadores para que Chapeta prestasse esclarecimentos sobre a falta de investimentos e manutenção de diversos bens públicos pela cidade. Diante do empate, o presidente Eduardo Cardoso (PPS) decidiu pela derrubada do requerimento.
Apesar de ter se manifestado favorável à vinda de secretários ao Legislativo para prestar esclarecimentos à população, Eduardo disse que votaria contrário à convocação de Chapeta. Segundo ele, a decisão foi tomada em atendimento a um pedido do líder da bancada governista, Márcio Bittencourt (PMDB). “Mas já vou logo avisando que é a última vez que faço isso. Se o requerimento for reapresentado em janeiro de 2018, eu votarei favorável”, advertiu.
O vereador Valdemir da Silva Souza (PHS), o Val Barbeiro, que também havia assinado o requerimento, voltou atrás na última hora e votou contra, empatando a votação. “Pensei melhor e acredito que é hora de nos unirmos. Não adianta só criticar, temos que ter fé para construir uma cidade melhor”, disse Barbeiro.
Os parlamentares da oposição – Marcel Silvano (PT), Maxwell Vaz (SD), Luiz Fernando Pessanha (PT do B), Marvel Maillet (Rede), Renata Paes (PSC) e George Jardim (PMDB) -, que hoje ganharam o reforço dos vereadores José Queiróz dos Santos Neto, o Neto Macaé (PTC), e José Franco de Muros, o José Prestes (PPS), lamentaram que Val Barbeiro tenha voltado atrás na decisão de convocar o secretário de Infraestrutura.
Problemas de infraestrutura na cidade
Marvel Maillet explicou os motivos pelos quais era necessária a convocação de Chapeta e enumerou dez pontos que precisam de intervenções emergenciais: praças e terminais de ônibus de modo geral; Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt; Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Lagomar; Parque da Cidade; Jardim Esperança; Granja dos Cavaleiros; Região Serrana; Jardim Guanabara e as placas de obras licitadas e não concluídas em diversos pontos da cidade.
Luiz Fernando ainda acrescentou que o posto de saúde e a escola do Frade estão a ponto de fechar devido à falta de investimentos em manutenção e infraestrutura. “O Terminal Central está caindo aos pedaços. O banheiro é pior que um chiqueiro, não tem porta nem torneira para a população utilizar. E os moradores da Boa Alegria estão pedindo doações para fazer obras que permitam acesso mais fácil ao bairro.” Maxwell destacou a falta de manutenção em escolas e creches, que colocam a vida de crianças em risco.
 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.