Saúde: aprovado projeto que obriga divulgação de filas na rede pública

O projeto de Iza levou a debate sobre vetos baseados na Lei Orgânica

A Câmara de Macaé aprovou nesta quarta-feira (24) o Projeto de Lei (PL) 123/2021, de Iza Vicente (Rede), que obriga o município a divulgar listagens de espera nos atendimentos da rede pública de saúde. “Temos que observar os princípios de transparência e publicidade. Todos têm o direito de saber quando serão atendidos”, defendeu a autora.
O vereador Luiz Fernando (Cidadania) questionou sobre o perigo de expor a privacidade das pessoas. Iza esclareceu que os pacientes serão representados pelos seus números do cartão SUS, que só eles mesmos conhecem. Rafael Amorim (PDT), apoiou, mencionando que o PL informa apenas dados como datas de nascimento, solicitação, agendamento, e tipo de procedimento.
Segundo ele, entretanto, há o risco de veto por parte do Executivo, pela possibilidade de atribuir despesas ao governo, o que não é permitido ao Legislativo, de acordo com a Lei Orgânica Municipal. “Esse entrave em nossa legislação faz da Câmara uma mera indicadora. Foi uma emenda feita em 2008 e que não existe em outras, como a da cidade do Rio de Janeiro, por exemplo”.
A parlamentar confirmou: “É verdade. E no caso de uma proposta semelhante à minha apresentada em Taubaté, a ministra Rosa Weber, do STF, já deu parecer favorável, por entender que não usurpa a competência do Executivo, mas atende aos princípios constitucionais da transparência e da publicidade”.
Covid-19: unidade móvel de vacinação
Entre outras proposições aprovadas na sessão, está o requerimento do presidente Cesinha (Pros), solicitando à administração informações sobre a viabilidade de se implantar uma unidade móvel de vacinação contra a Covid-19. Ele citou os bons resultados da imunização em Macaé, mas alertou: “A necessidade da vacina vai ficar muito tempo ainda em nossa vida”.
Rafael ressaltou a importância da proposta e citou informações da imprensa de que a Organização Mundial de Saúde (OMS) manifesta preocupação com a quarta onda da doença na Europa e com a contaminação que pode ocorrer no Brasil durante o carnaval.
 
 
 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.